Latam eleva taxa de ocupação no Brasil, mas perde US$ 51 mi no trimestre
A Latam Airlines, companhia aérea formada pela fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM, registrou um prejuízo líquido de US$ 51,1 milhões no quarto trimestre, acima das projeções de perdas de US$ 9,5 milhões projetadas de analistas.
No mesmo período de 2011, o grupo havia registrado um lucro de US$ 114,9 milhões.
A capacidade no Brasil foi reduzida em 4,2% e o tráfego subiu 11,9% no trimestre. A melhora da segmentação de mercado e a gestão de receita resultaram em uma alta de 11,5 pontos percentuais na taxa de ocupação, para 79,6%.
Apesar disso, a conversão do resultado para dólar foi prejudicada pela depreciação de 14% do real ante a moeda americana.
As operações internacionais do grupo no quarto trimestre foram afetadas pelo aumento de capacidade de outras companhias nos voos para a América do Sul, especialmente a partir dos Estados Unidos, além da fraqueza dos mercados europeus.
Além disso, a capacidade de passageiros da LAN e TAM nestas rotas aumentou 13,2% na comparação anual, resultando em uma menor taxa de ocupação e queda de rentabilidade.
A receita líquida da empresa recuou 0,3% em bases anuais, para US$ 3,48 bilhões. O faturamento com o tráfego de passageiros caiu 0,7%, para US$ 2,86 bilhões, e diminuiu 3,1% no transporte de cargas, somando US$ 537,9 milhões.
A queda da receita reflete a depreciação do câmbio no Brasil, um ambiente mais desafiador no negócio de transporte de passageiros em rotas de longa distância e a continuidade de uma fraca demanda no negócio de cargas, escreveu a Latam no relatório que acompanha o balanço.
A alteração do sistema de controle de estoque e distribuição da LAN, em setembro de 2012, também pressionou o indicador. As despesas operacionais subiram 6,3% no trimestre, para US$ 3,38 bilhões. O lucro operacional caiu 68,3%, para US$ 97,5 milhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou US$ 361,1 milhões, queda de 38,4% sobre os US$ 587 milhões apurados um ano antes. 2013
REVISÃO
A empresa ajustou as expectativas de crescimento da disponibilidade de assentos por quilômetros (ASK, na sigla em inglês) --uma medida de capacidade-- para de 2% a 4% em 2013, de uma estimativa anterior de alta de 4% a 6%.
O motivo, segundo a companhia, é a queda da perspectiva de crescimento das operações internacionais. Os planos de crescimento permaneceram inalterados nos países de língua espanhola em que opera --Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia.
A Latam estima que a capacidade da TAM no mercado brasileiro caia entre 5% e 7% em 2013.
Nas operações de transporte de cargas, a projeção é de um aumento de 2% a 4% de capacidade, principalmente pela incorporação de dois novos aviões de frete B777 em setembro e outubro de 2012, assim como o aumento do espaço disponível nos aviões usados em rotas internacionais.
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