Portos terão software contra fila de caminhão
A Secretaria Especial de Portos pediu ao Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, que desenvolva um software que possa controlar o fluxo de caminhões do interior do país rumo aos portos.
O objetivo do sistema é evitar a formação de longas filas nas regiões portuárias, como a que tem afetado o porto de Santos nas últimas semanas. O sistema está sendo instalado em Santos e deve alcançar outros 12 portos.
Em desenvolvimento com recursos do PAC, o software é chamado de Carga Inteligente e faz parte de uma série de projetos de TI que fará parte do programa "Inteligência Logística".
Essa medida estará no anúncio que o governo fará nesta semana para tentar reduzir o colapso logístico visto no início do escoamento da supersafra brasileira, que deverá superar 180 milhões de toneladas de grãos.
Os ministérios da Agricultura e dos Transportes e a Secretaria de Portos trabalham há três semanas na montagem do plano, mas o anúncio atrasou devido à troca de comando na pasta da Agricultura, em que Antônio Andrade substituiu Mendes Ribeiro --ambos são do PMDB.
PALIATIVO
Nem os técnicos do governo acham que as medidas terão grandes efeitos sobre a safra que está em andamento. Alguns apontam as medidas como "paliativas".
Além da proposta da Secretaria de Portos, o Ministério da Agricultura deve propor a abertura de armazéns públicos nas regiões onde há deficit de armazenagem.
A falta de armazéns força a comercialização antecipada da produção. Essa situação obriga ao despacho da soja e do milho para os portos.
Outra medida que poderá integrar o pacote é a realização de leilões do governo para a contratação de frete. A safra de grãos atraiu boa parte da frota de caminhões.
Essa situação reduziu a capacidade de algumas regiões de disputar a contratação de frete necessário para o transporte de seus produtos. Produtores do Nordeste estão com dificuldades de receber cargas de milho para o gado. Há pouca oferta de frete para a região. O governo tentará, com os leilões, minimizar problemas regionais do tipo.
Os três ministérios envolvidos no pacote vão repetir anúncios que já fizeram. Como as medidas têm efeitos limitados, o governo quer demonstrar que já adotou ações que irão resolver o problema do escoamento da safra nos próximos anos.
O pacote de concessões ferroviárias e rodoviárias, já divulgado pelo Ministério dos transportes, será reapresentado. A Secretaria de Portos lembrará os investimentos em curso e a MP 595 que muda o marco regulatório do setor e tenta atrair investimento para a expansão portuária.
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