Telefonia fixa é 'apenas razoável' para quase metade dos usuários
O percentual de usuários da telefonia fixa residencial que classifica os serviços prestados pelas operadoras como satisfatórios não chega à metade: 46,5% do total, segundo pesquisa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgada nesta sexta-feira.
Cerca 40,5% consideram o serviço apenas razoável e 13% da população está insatisfeita, segundo informoua agência.
O estudo mediu a opinião da população com base em notas de 1 a 5. As notas 1 e 2 foram atribuídas ao serviço que deixa os usuários totalmente insatisfeitos ou insatisfeitos. A nota 3 equivale a uma classificação intermediária: 'nem satisfatório, nem insatisfatório', como definiu o estudo.
Notas 4 e 5 foram atribuídas quando os clientes se consideraram satisfeitos ou totalmente satisfeitos.
INTERNET E ORELHÕES
Quando o assunto é banda larga, 22% dos usuários se disseram insatisfeitos. Outros 26% acreditam que o serviço não pode ser considerado nem bom, nem ruim. A maioria (52%) classificou a banda larga fixa como satisfatória.
A reprovação dos serviços ocorreu de forma mais expressiva quando apurada a qualidade dos orelhões. A insatisfação está presente para 50,2% da população. Para 48,7%, o serviço é razoável. A quantidade de satisfeitos é praticamente insignificante, 1,1%.
O resultado faz parte da pesquisa encomendada pela Anatel para levantar o grau de satisfação dos usuários da telefonia fixa, celular, TV por assinatura e banda larga no país.
A pesquisa levou em consideração comentários de quase 200 mil consumidores, das 27 unidades da federação. Praticamente todos os entrevistados foram ouvidos por telefone, de junho de 2011 a outubro de 2012.
Nesta sexta-feira (19), entretanto, a reguladora apresentou apenas os dados para a telefonia fixa e banda larga.
Na próxima terça-feira (23) serão divulgados os resultados para telefonia móvel, em Recife.
Os indicadores sobre TV por assinatura serão conhecidos na quinta-feira (25), em São Paulo.
DETALHAMENTO
Uma quantidade expressiva de consumidores não soube precisar se considera bom ou ruim o atendimento ao cliente prestado pelas empresas de telefonia fixa (41,5%).
O mesmo ocorre no quesito tarifas e preços, em que 35,7% dos entrevistados não se posicionam como satisfeitos ou insatisfeitos.
Com a manutenção das linhas ocorre o mesmo movimento de indecisão por parte dos usuários. A maioria, 55,5%, também atribui nota intermediária.
Até mesmo para qualificar as faturas --que envolve quesitos como erro de cobrança e envio no tempo adequado para o pagamento-- a maior parte dos usuários (44,4%) julgou o serviço como "nem satisfatório, nem insatisfatório".
Já a qualidade das ligações agrada a 78,5% dos usuários e os serviços oferecidos pelas teles, conquistaram 73,2% do público alvo.
Os clientes que possuem o serviço de banda larga em casa também se mostraram bem atendidos pelas empresas. A velocidade agrada a 61,7%, a estabilidade da conexão é boa para, 64,3%, e os preços são satisfatórios para 48,2%.
A telefonia fixa empresarial também passou por análise e foi aprovada. Mais de 55% dos usuários se disseram satisfeitos.
A crítica mais dura recaiu sobre os telefones públicos. Os aparelhos são ruins, na opinião de 44,5% das pessoas entrevistadas. A qualidade da ligação é insatisfatória para 40,3% e razoável para 31,2%.
A localização desses aparelhos também incomoda a população. Cerca de 54% estão mal situados.
O nível da crítica para a manutenção desses aparelhos é ainda maior: 85,1% das pessoas não consideram os orelhões bem conservados.
ESTADOS
De maneira geral, os clientes mais satisfeitos com a telefonia fixa, no Brasil, estão no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. No Maranhão, a situação relatada pelos usuários é a pior do país.
Os orelhões satisfazem, em maior quantidade, os moradores do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. A pior situação foi identificada pelos usuários que vivem no Amapá e no Maranhão.
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Atualizado em 17/05/2024 | Fonte: CMA | ||
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