Shows, bijuterias e viagens inflacionam preços de presentes do Dia das Mães
Quem decidir presentear a mãe levando-a a um show, comprando uma bijuteria ou um pacote turístico deve preparar ainda mais o bolso.
São esses os três itens que tiveram maior alta de preços, segundo levantamento do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas, ao comparar a inflação de 31 serviços e produtos relacionados à comemoração da data.
Para o cálculo, feito a pedido da Folha, o estudo considerou a variação de preços acumulada de maio de 2012 a abril deste ano. O reajuste médio dos 31 presentes para o Dia das Mães foi de 6,01%.
Nesse período, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da FGV, chegou a 6,17%. O indicador mede a variação de preço de um conjunto de bens e serviços de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais.
VILÕES
Na lista de 26 produtos pesquisados, as maiores altas foram encontradas em bijuterias (11,37%), instrumentos musicais (9,81%) e artigos esportivos (7,98%).
Entre os serviços que costumam ser oferecidos como presentes para as mães, os vilões da inflação da data foram show musical (12,65%), pacote turístico (10,08%) e restaurante (8,72%).
As maiores quedas de preço ficaram entre agasalhos (-6,59%), televisores (-6,19%), máquinas fotográficas (-2,51%), tênis (-2,42%) e aparelhos celulares (-2,31%).
"Embora o preço das TVs tenha registrado queda, é um bem de alto valor, e o consumidor tem de ficar atento. Tem de ter planejamento para a compra de bens como esse e atenção para a forma de financiamento. Nem sempre a queda de preço cabe no orçamento", diz o economista André Braz, responsável pelo levantamento da FGV.
A elevação da inflação deve ter impacto nas vendas do Dia das Mães, segundo associações ligadas ao comércio. A previsão para 2013 é de crescimento modesto nas vendas e compra de presentes de menor valor.
MAIS BUSCADOS
Roupas e calçados lideram a lista de intenções de compra para a data, segundo informa a Associação Comercial de São Paulo.
Nos últimos 30 dias, a procura por calçados, bolsas e roupas teve crescimento de até 340% no site de buscas Zoom. O levantamento foi feito com 14 categorias de produtos, entre eletrodomésticos e outros bens.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 10/05/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,17% | 127.970 | (14h50) |
Dolar Com. | +0,23% | R$ 5,1554 | (14h47) |
Euro | -0,19% | R$ 5,5447 | (14h31) |