Dia dos Namorados deixa lojistas pessimistas
É pessimista a expectativa do comércio com as vendas do Dias dos Namorados, indica pesquisa realizada pela federação do comércio do Estado de São Paulo.
Consultoria aponta Brasil como melhor opção para o varejo
Segundo sondagem da entidade, neste ano, entre o público com perfil de consumo para a data, 70% indicaram intenção de compra de presentes, ante 77% no ano passado.
Dívidas e falta de dinheiro estão entre os motivos para a queda, além do consumo refreado pelo aumento da inflação nos últimos meses.
Isso porque, entre os que não pretendem comprar presente, 34% alegam endividamento. No ano passado, esse percentual era de 26%.
Já o valor médio a ser gasto por presente ficou em R$ 64. Mas a maioria dos entrevistados (68%) pretende gastar mais de R$ 70 nas compras, segundo a pesquisa.
A expectativa dos empresários é de queda de 3% no faturamento deste ano em relação a 2012. A data é a terceira mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Segundo Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomercio, existe uma "percepção do comércio de que tem menos gente querendo comprar".
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 21/05/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,26% | 127.412 | (17h38) |
Dolar Com. | +0,23% | R$ 5,1162 | (17h00) |
Euro | -0,14% | R$ 5,5406 | (17h31) |