Embraer anuncia nova geração de jatos e encomendas estimadas em US$ 18 bi
A Embraer afirmou nesta segunda-feira (17) que planeja investir US$ 1,7 bilhão nos próximos oito anos para reformular sua linha de aviões E-Jets com novas asas, sistemas eletrônicos atualizados e novos motores.
O anúncio foi feito no primeiro dia da Paris Air Show, maior feira mundial de aviação, onde a empresa divulgou também encomendas potenciais de centenas de jatos estimadas em US$ 18 bilhões.
A fabricante brasileira de aviões anunciou também uma nova linha de jatos comerciais mais eficientes, avançando em um segmento no qual a rival canadense Bombardier aposta com seu novo modelo CSeries.
A companhia brasileira planeja adicionar três fileiras de assentos ao seu maior jato, o E-195, e uma linha de assentos no modelo E-175, disse um porta-voz da empresa. A segunda geração de E-Jets não vai incluir o menor modelo atual, o E-170.
O principal avião, o E-190, será o primeiro da próxima geração com os novos recursos.
Embraer anuncia nova linha de jatos comerciais
"Nossa estratégia é oferecer todas as vantagens de um avião totalmente novo, mas com a confiabilidade de uma plataforma madura e a comunalidade com a atual geração de E-Jets", disse o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva.
Segundo a Embraer, os jatos da nova geração terão economia de 16% a 23% no consumo de combustível por assento em relação aos modelos atuais. A empresa também disse que os preços da nova família de aviões são cerca de 15% mais caros que os modelos atuais.
A empresa informou também que o E190 deve entrar em serviço no primeiro semestre de 2018, enquanto o E195 fará o mesmo em 2019 e o E175 em 2020.
Os motores mais eficientes podem ajudar a Embraer a manter a sua recém conquistada liderança no segmento de 70 a 120 assentos, afastando novos concorrentes como o jato regional da japonesa Mitsubishi, e mantendo a pressão sobre a rival canadense Bombardier.
ENCOMENDAS
Com o anúncio da nova família de jatos, a Embraer disse que a americana Skywest vai adquirir 100 aviões E-175 e que a empresa tem opções para 100 unidades adicionais. Além disso, a fabricante assinou carta de intenção com a ILFC para a venda de 25 aviões E-190, 25 unidades do E-195 e opções para mais 50 E-Jets.
Além disso, a Embraer também divulgou que assinou outras cartas de intenção com companhias aéreas não divulgadas que envolvem encomendas de mais 65 jatos da nova geração.
"Esperamos receber mais pedidos para a nova geração tanto de companhias aéreas quanto de empresas de leasing", afirmou Silva.
A Bombardier, que competiu durante décadas com a Embraer no segmento de jatos regionais, tem como foco os CSeries de 110 a 130 lugares, mas contabiliza apenas 177 encomendas.
A nova versão do maior jato comercial da Embraer, o E-195, terá capacidade para 118 passageiros em duas classes.
Com os anúncios, a ação da Embraer exibia forte alta na bolsa de valores de São Paulo, com valorização de mais de 6% até o início da tarde, chegando a R$ 19,89 a ação. O papel era a maior alta do Ibovespa, que tinha ganho de 1,06%.
DEMANDA
Em meio ao anúncio da nova linha de aeronaves, a Embraer disse que projeta uma demanda de 6.400 jatos comerciais com capacidade de até 130 lugares ao longo das próximas duas décadas.
A fabricante afirmou deter 42% do segmento e disse que conta, atualmente, com mais de 1.200 encomendas.
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