Gol reduz oferta de assentos mais do que o planejado e preço de tarifa sobe
A Gol registrou em junho mais um mês de crescimento no "yield", o valor médio pago por passageiro por quilômetro voado, enquanto o corte de oferta de assentos em voos no Brasil no semestre ficou acima de suas projeções.
O yield subiu 11% em junho na comparação com igual período de 2012, para um intervalo entre R$ 0,21 e R$ 0,214.
A oferta total de assentos da companhia recuou 1,3% no mês, sendo 4,2% de queda nos voos domésticos. No semestre, a redução no serviço doméstico foi de 11%, um corte superior ao projetado pela companhia para o período.
No final de junho, a Gol elevou a meta de redução de oferta de assentos em voos domésticos em 2013, de 7% para 9%, em meio à piora nas projeções do mercado para a economia brasileira e à desvalorização do real, que pesa sobre as despesas.
Nos voos internacionais, a oferta avançou 31,7% em junho, "principalmente devido às operações diárias para Santo Domingo, Miami e Orlando iniciadas no final do ano passado", disse a Gol.
Pelo lado da demanda total por assentos, houve recuo de 1,8% em junho. No mercado doméstico, a diminuição foi de 3,7% ao passo que no sistema internacional houve crescimento de 23,1%.
A empresa informou ainda que a receita unitária por passageiro transportado (PRASK) teve crescimento de 11% em junho, ante igual mês de 2012. No segundo trimestre o avanço foi de 10% e entre janeiro e junho de 11%.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 26/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +1,50% | 126.526 | (17h38) |
Dolar Com. | -0,93% | R$ 5,1156 | (17h00) |
Euro | -1,26% | R$ 5,4711 | (17h30) |