Busca no Google faz consumidor pagar mais em compras, afirma jornal
Quem faz compras com base nos produtos que aparecem em destaque no topo das buscas do Google quase certamente paga mais do que se pesquisasse mais a fundo entre os resultados do serviço de busca.
Uma análise feita pelo "Financial Times" revela que 5 em cada 6 itens que constam dos painéis de destaques do Google nos EUA são mais caros do que os mesmos produtos oferecidos por outros varejistas, cujos resultados surgem em posições inferiores nos resultados da busca. A diferença média é de 34%.
Para concorrentes e críticos do Google, a prática ecoa questões que estão no cerne da investigação anticoncorrencial conduzida pela União Europeia e que já resultou em um acordo temporário.
"O Google talvez fature mais com os comerciantes que pagam para ter seus produtos em destaque, enquanto outros resultados são exibidos em posição mais baixa", diz Gary Reback, advogado de buscadores concorrentes.
O Google rebateu dizendo que preço é uma das considerações para selecionar itens que aparecem nos painéis de destaque: "Há uma variedade de fatores que impactam quais anúncios aparecem numa busca. Além de preço, consideramos relevância, avaliação do comerciante, lance pago e taxa histórica de cliques e conversões no anúncio".
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