Concessão de rodovia pode ter trecho menor para atrair empresas
Preocupado com a ausência de novas empresas nos leilões de concessão de rodovias, o governo começa a estudar uma mudança no programa para incentivar a participação de companhias pequenas e médias.
A ideia é que algumas concessões em 2014 sejam de trechos reduzidos, entre 200 km e 300 km, para que a
vencedora não tenha que colocar um volume muito grande de recursos próprios no projeto. Alguns lotes leiloados recentemente têm quase 1.200 km.
O ministro César Borges (Transportes) disse que os leilões de quatro rodovias que constavam no programa para 2014 já poderão ter novo formato, ainda em estudo: BR-262 (MG-ES), BR-116 (MG), BR-101 (BA) e BR-153 (GO-TO).
"Estamos num processo de concessão que não é rígido. Vamos adaptando", afirmou.
Outra linha de frente do governo nessa área é tentar fazer com que grandes fundos de investimento e empresas internacionais do setor se associem a companhias brasileiras médias, estimadas em cerca de 40, para que elas possam ter mais chances de entrar nas concorrências.
Rodadas de negócios com empresas americanas, asiáticas e europeias estão sendo montadas para isso.
O primeiro leilão de rodovias do programa do governo, da BR-050 (MG-GO), teve como vencedor um grupo de nove companhias de pequeno e médio porte. O contrato foi assinado ontem e, em 30 dias, o grupo assumirá a administração da estrada.
DUPLICAÇÃO
O pedágio de R$ 4,53 a cada 100 km só poderá ser cobrado após duplicação 21 km, o que a companhia pretende concluir em um ano.
Quando começar a ser cobrada, a tarifa deverá ter um aumento de cerca de 20% devido à correção da inflação.
No total, serão duplicados 218 km dos 437 km da estrada num prazo de cinco anos.
Helvécio Ferreira Soares, presidente do grupo vencedor, disse que em dois ou três meses os usuários poderão sentir a diferença na qualidade da rodovia e prometeu uma estrada sem buracos.
O grupo vencedor não disputou outras concessões.
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