BMW produzirá cinco modelos em sua primeira fábrica no país
Além de carros da própria marca, a BMW revelou que irá produzir veículos da subsidiária Mini na fábrica que o grupo começou a erguer em Araquari (SC).
Serão feitos inicialmente cinco modelos. O primeiro será o sedã Serie 3, a partir de outubro de 2014. Meses depois entram os utilitários esportivos X1 e X3, além do hatch Serie 1. O jipinho Mini Coutryman, por sua vez, será nacionalizado só em 2015.
A produção local, porém, não deve trazer grandes vantagens ao consumidor. "Nossos preços já são competitivos", afirmou à Folha Arturo Piñeiro, presidente da BMW no Brasil.
Fruto de um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, a fábrica tem capacidade para 32 mil unidades por ano, todas destinadas ao mercado local.
A marca também apresentou em Santa Catarina o seu primeiro carro flex, para mostrar seu esforço de adaptação ao gosto do brasileiro.
O sedã 320i Active Flex (R$ 129.950) é o primeiro veículo turbo com injeção direta bicombustível do mundo.
Em um segundo momento, a BMW pretende ampliar a sua gama de produtos nacionalizados. Um dos candidatos seria a nova geração do Mini Cooper, recém-apresentada no exterior.
O veículo é tido como a base de um provável modelo popular da marca, que estaria em estudo pela alemã.
Piñeira sinalizou que o produto poderia ser feito no país. "Acho que qualquer lançamento da BMW pode ser muito interessante para o Brasil."
Estudo da marca aponta que o mercado de automóveis de luxo no país irá mais do que dobrar de tamanho até o fim da década, passando das atuais 50 mil unidades anuais para cerca de 120 mil.
A BMW foi a primeira montadora de luxo a decidir pela fábrica nacional, na esteira do crescimento do mercado e das restrições impostas pelo governo aos importados.
O anúncio foi feito no início deste ano e foi seguido por uma série de investimentos de concorrentes.
Audi, Mercedes e Land Rover também produzirão carros no país.
Em campanha publicitária veiculada ontem, a empresa faz uma série de elogios ao Brasil e afirma discordar daqueles que questionam a capacidade do país.
"Nenhum país hoje no mundo pode escolher um caminho que não passe pelo Brasil. Nada mais natural do que a BMW estar aqui", diz o texto do anúncio.
Piñeiro minimizou as críticas feitas ao governo sobre o possível adiamento da medida que obriga a fabricação de carros com aribag e freios ABS a partir de 2014.
"Decisões como essa ocorrem por vários motivos. As empresas precisam ser flexíveis e se adaptarem às mudanças de regras."
O repórter FELIPE NÓBREGA viajou a convite da BMW
Alexandre Rezende/Folhapress | ||
Mini Countryman, que deve começar a ser produzido no Brasil em 2015 |
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