TV paga cresce 11,31% em 2013 e chega a 18 milhões de assinantes
Os serviços de TV por assinatura no Brasil registraram crescimento de 11,31% em 2013 em relação ao ano anterior, atingindo 18,02 milhões de assinaturas em dezembro. Os dados do setor foram divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A agência estima que, considerando o número médio de 3,2 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, o setor de TV paga fechou o ano de 2013 atendendo a aproximadamente 57,66 milhões de brasileiros.
Em dezembro, o grupo Net/Embratel se manteve na liderança do mercado de TV paga, com fatia de 53,61% (9,6 milhões de acessos). Em seguida estão Sky/Directv (29,81%), Oi (4,60%), GVT (3,76%) e Telefônica (3,30%).
O Sudeste é região do país com maior concentração de assinantes, com 11,11 milhões em dezembro do ano passado. A segunda maior concentração está na região Sul, com 2,74 milhões de acessos. A lista registra ainda o Nordeste, com 2,12 milhões de assinantes, o Centro-Oeste, com 1,25 milhões, e o Norte, com 785 mil.
Os serviços de TV por assinatura são prestados com diferentes tecnologias. O padrão tecnológico com transmissão por satélite (DTH) atendeu, em dezembro, 61,75% dos assinantes. O setor ainda utiliza a tecnologia a cabo, que respondeu por 38,12% das assinaturas.
Em parcela residual do mercado estão outras duas tecnologias, uma delas usa a transmissão de imagem por micro-ondas (MMDS) e a outra por faixa UHF (TVA). Juntas a duas reúnem menos de 1% dos assinantes atendidos.
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