Bancos de montadoras ampliam presença no crédito para veículos
As campanhas promocionais de juros zero ou subsidiados, usadas pelas montadoras para incentivar a venda de carros, contribuíram para elevar a participação dos bancos ligados às marcas no financiamento de veículos em 2013.
As instituições financeiras das montadoras fecharam o ano com cerca de 60% do total do crédito no segmento, segundo estimativa da Anef (associação dos bancos de montadoras). Em 2012, a participação era de 53%.
Como pertencem ao mesmo grupo que as fabricantes, esses bancos costumam oferecer o custo menor no financiamento para ajudar na venda dos carros.
O volume total de crédito de veículos concedido em 2013 somou R$ 117,5 bilhões, levemente abaixo do ano anterior. O saldo das carteiras também caiu: de R$ 242 bilhões para R$ 228,6 bilhões.
Segundo o presidente da Anef, Décio Carbonari, os financiamentos com taxa zero ou reduzida diminuem o valor total porque exigem entradas maiores. Em 2013, 53% dos veículos novos foram financiados, nível levemente acima do ano anterior (51%).
A fatia maior dos bancos de montadoras aproxima o Brasil de mercados maduros, onde eles têm maior presença no segmento, segundo Carbonari.
O executivo também nota avanço no comportamento do consumidor na hora de contratar o crédito na concessionária.
"Mudou o hábito do cliente. Hoje, ele olha prestação, mas também a taxa de juros", explica.
As montadoras aproveitaram o período de juros básicos menores para aumentar as campanhas de taxa zero e impulsionar vendas. Acabaram ocupando um espaço deixado pelos bancos comerciais, que empregaram maior esforço nas linhas de menor risco, para limpar as carteiras.
Com a elevação da Selic, que encarece a estratégia, a previsão para este ano é que os subsídios sejam de menor proporção– taxas reduzidas em vez de custo zero.
As campanhas devem continuar, como forma de combate ao mercado mais fraco, o que mantém a tendência de maior participação dos bancos de montadora.
A Anef prevê um ano de estabilidade nas concessões de crédito para o veículo. O saldo também deve encerrar o ano no mesmo nível de 2013.
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