Google passa Apple e se torna a marca mais valiosa do mundo, segundo ranking
O Google ultrapassou a Apple como a marca mais valiosa do mundo, ao ser avaliado em US$ 158,8 bilhões, um crescimento de 40% em relação ao ano passado.
O valor da Apple caiu 20% para US$ 147,8 bilhões. A empresa liderou o ranking BrandZ, desenvolvido pela Millward Brown Optimor, do grupo WPP, nos últimos três anos.
Mesmo com queda de 4%, a IBM permaneceu em terceiro lugar, avaliada em US$ 107,5 bilhões.
Em seguida estão Microsoft (4º lugar, com US$ 90,1 bilhões) e McDonald's (5º, com US$ 85,7 bi) (veja ranking completo abaixo).
TECNOLOGIA
O Google também foi a marca que teve a maior valorização no ramo de tecnologia entre 2013 e 2014.
As marcas do setor entre as 100 mais valiosas somaram US$ 827 bilhões e correspondem a quase 30% do valor do ranking. No geral, o ramo de negócios cresceu 16%.
Foi uma empresa desse grupo que apresentou a maior alta da lista. O valor da rede social e portal da internet chinesa Tencent aumentou 97%, de US$ 27,2 bilhões para US$ 53 bilhões.
Na segunda posição ficou o Facebook, com um crescimento de 68%, o que o colocou no 21º do ranking, com valor de US$ 36 bilhões.
O Twiiter o LinkedIn ficaram entre os 100 primeiros pela primeira vez, nas posições 71 e 78, respectivamente.
O valor da primeira é de US$ 13,8 bilhões e da segunda, de US$ 12,4 bilhões.
AMÉRICA LATINA
Entre as 100 marcas mais valiosas não há nenhuma latino-americana. No ranking da região, a maioria é do ramo de bebidas.
Em primeiro lugar, está a empresa mexicana de cerveja Corona, com US$ 8 bilhões, seguida pela brasileira Skol (US$ 7 bilhões).
Produzido desde 2006, o ranking considera o valor financeiro da companhia ou a parte dele que responde pela marca e combina esse cálculo à capacidade da marca de gerar fidelidade.
Os dados são retirados de mais de 150 mil entrevistas feitas com consumidores do mundo todo.
Posição | Marca | Valor (em US$ bi) | Variação entre 2013 e 2014 |
---|---|---|---|
1 | 158,8 | 40% | |
2 | Apple | 147,88 | -20% |
3 | IBM | 107,541 | -4% |
4 | Microsoft | 90,185 | 29% |
5 | McDonald's | 85,706 | -5% |
6 | Coca-Cola | 80,683 | 3% |
7 | Visa | 79,197 | 41% |
8 | AT&T | 77,883 | 3% |
9 | Marlboro | 67,341 | -3% |
10 | Amazon.com | 64,255 | 41% |
Fonte: Millward Brown Optimor
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 26/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +1,69% | 126.761 | (15h47) |
Dolar Com. | -0,96% | R$ 5,1144 | (15h53) |
Euro | 0,00% | R$ 5,541 | (15h30) |