'Leilão' de termos no Google pode causar prejuízo
O Google é uma ferramenta de divulgação útil para a maioria dos empreendedores. Porém os anúncios devem ser feitos com planejamento para serem efetivos e também para não pesarem no orçamento.
O modelo adotado pelo Google e outros serviços de divulgação na internet segue a lógica de um leilão. Na plataforma AdWords, o empresário escolhe a que palavras ou expressões de busca quer que seu anúncio esteja associado –para cada uma há um valor mínimo.
O anunciante, então, faz um lance em dinheiro por aquele termo. Quando alguém faz uma pesquisa, o Google mostra alguns dos anúncios relacionados, em uma ordem que varia com base no valor pago e também na relevância do conteúdo.
O problema é que muitas palavras compradas com frequência têm preços elevados –o montante varia conforme a região, mas chega a R$ 20 por clique, diz Alexandre Suguimoto, presidente da Abradi-SP (associação de agências digitais). Com isso, campanhas que não têm um público específico podem dar um grande prejuízo.
Tarcisio Marchiorato, consultor de marketing da Trajeto Digital, explica que também é possível melhorar a posição das empresas nos buscadores adicionando conteúdo ao site, como textos, fotos e vídeos -isso melhora os resultados chamados orgânicos, gratuitos.
Mas demora mais para que essa estratégia comece a mostrar resultado: em geral, são seis meses.
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