Cutrale e Grupo Safra oferecem US$ 610 mi para comprar Chiquita Brands
A Cutrale, empresa brasileira que detém 40% do mercado mundial de suco de laranja, e o grupo Safra apresentaram nesta segunda (11) proposta para comprar a norte-americana Chiquita Brands por US$ 610 milhões.
Conhecida mundialmente pela marca de bananas de mesmo nome, a Chiquita também atua em outros segmentos da área de alimentos.
Embora as bananas representem quase 65% de sua receita, outros negócios já renderam US$ 1 bilhão à empresa no ano passado. Entre eles está a venda de abacaxis, de saladas frescas e embaladas e de "snacks" com apelo saudável, feitos com frutas.
A oferta da Cutrale ocorre no momento em que a Chiquita está em fase final de fusão com a irlandesa Fyffes.
A Chiquita informou que vai avaliar a oferta da brasileira, mas ressaltou que continua acreditando nos "méritos estratégicos e no valor gerado pela proposta da Fyffes". Juntas, elas teriam receita anual de US$ 4,6 bilhões.
A proposta da brasileira, no entanto, representa um prêmio de 29% em relação ao valor das ações da Chiquita no fechamento de sexta (8). Para alinhar o valor da empresa à oferta, os papéis da Chiquita dispararam 30% nesta segunda em Nova York.
Cutrale e Safra dizem que a sua oferta tem risco menor do que o negócio com a Fyffes. No caso de fusão com a irlandesa, a sede da empresa deve mudar para a Irlanda.
DIVERSIFICAÇÃO
Com a oferta pela Chiquita, a Cutrale dá mais um passo rumo à diversificação, após assistir a uma queda no consumo mundial de suco de laranja nos últimos anos.
Entre 2003 e 2013, a demanda nos 40 principais países consumidores caiu 11%, para 2,1 milhões de toneladas equivalentes de suco concentrado e congelado, segundo o centro de pesquisa Markerstrat. Ao mesmo tempo, a alta no custo de produção vem reduzindo as margens do setor.
Para Marcos Fava Neves, membro do conselho do Markerstrat e professor da FEA/USP de Ribeirão Preto, a proposta também revela a busca da empresa de se aproximar mais do varejo. "Com a compra da Chiquita, ela também compra intimidade com o consumidor final", diz.
Ele lembra que a Chiquita –cuja logomarca leva uma figura semelhante à de Carmen Miranda– é bastante conhecida onde atua (está em 70 países), com alto grau de fidelidade do consumidor.
Outras empresas brasileiras do setor agroindustrial, como a JBS, têm adotado estratégias semelhantes, em busca de marcas fortes para elevar suas margens de lucro.
Caso a aquisição se concretize, o especialista vê ainda a possibilidade de se abrir um novo canal para as exportações de outras frutas a partir do Brasil, com a inclusão do país na cadeia de suprimentos da Chiquita.
A Cutrale começou a diversificar suas atividades há dois anos, com a produção e venda de soja. Em 2013, já exportou quase US$ 800 milhões em grãos a partir do Brasil.
_
CHIQUITA/2013
FATURAMENTO US$ 3,1 bilhões
EBITDA US$ 118 milhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 20 mil
DÍVIDA TOTAL US$ 632 milhões
Principais concorrentes Fresh Del Monte Produce,
Dole Food Company e Fyffes
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 26/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +1,50% | 126.526 | (17h38) |
Dolar Com. | -0,93% | R$ 5,1156 | (17h00) |
Euro | -1,26% | R$ 5,4711 | (17h30) |