Sanções à Rússia derrubam confiança do consumidor na Alemanha
A confiança do consumidor alemão caiu pela primeira vez em mais de um ano e meio para setembro, uma vez que os consumidores tornaram-se mais cautelosos quanto ao impacto das sanções contra a Rússia sobre a maior economia europeia e outros conflitos internacionais.
O grupo de pesquisa de mercado GfK informou nesta quarta-feira (27) que seu indicador futuro de confiança do consumidor, com base em uma pesquisa junto a 2 mil alemães, caiu a 8,6 para setembro, contra 8,9 em agosto em dado revisado para baixo.
Foi a maior queda em mais de três anos e abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters junto a 30 economistas de 9,0, ficando aquém até mesmo da estimativa mais pessimista, de 8,7. O GfK informou que foi o primeiro declínio desde janeiro de 2013.
"A escalada da situação no Iraque, Israel e leste da Ucrânia, assim como a gradual aceleração da espiral de sanções na Rússia, tiveram agora também um impacto negativo no cenário econômico dos alemães, que anteriormente era extremamente otimista", disse o analista do GfK Rolf Buerkl.
O GfK também divulgou uma alta na propensão dos consumidores em poupar em agosto, o que pode indicar uma crescente atitude cautelosa em relação a gastar no futuro.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 26/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +1,26% | 126.224 | (11h24) |
Dolar Com. | -0,94% | R$ 5,1150 | (11h27) |
Euro | 0,00% | R$ 5,541 | (11h00) |