Vale fecha acordo com China Merchants Group para expandir frota
A mineradora brasileira Vale chegou a acordo na sexta-feira (26) para expandir sua frota de navios de grande porte para transporte de minério de ferro, depois de uma trégua com a principal companhia de navegação chinesa que trouxe a perspectiva de que seus navios recebam autorização para atracar em portos da China.
Os navios transportes de minérios de porte muito grande, conhecidos pela sigla VLOC, em inglês, foram desenvolvidos pela Vale a fim de reduzir seus custos de transporte, que são mais altos que os de suas duas rivais australianas, Rio Tinto e BHP Billiton, por conta da distância maior que separa o Brasil de seus clientes asiáticos.
Mas apenas o primeiro navio da categoria foi autorizado a atracar na China, em 2011, e depois disso o Ministério dos Transportes chinês proibiu que eles usassem os portos do país, mencionando dificuldades técnicas.
Os VLOC devem ser autorizados a retornar aos portos chineses este ano depois que a Vale chegou a um acordo com a Cosco, a maior companhia chinesa de navegação.
A Cosco anteriormente vinha fazendo lobby contra o acesso dos VLOC aos portos da China, mas a Vale concordou em transferir a propriedade de quatro dessas embarcações à companhia chinesa. A Cosco também encomendará a construção de mais 10 navios padrão VLOC.
A Vale arrendará os 14 VLOC da Cosco pelos próximos 25 anos. A empresa tem acordos de arrendamento semelhantes com outras companhias de navegação para 15 dos 31 VLOC de sua frota.
A Vale também anunciou na sexta-feira que o conglomerado chinês China Merchants Group construirá 10 VLOC e os arrendará à empresa por 25 anos.
O setor de construção naval chinês vinha fazendo lobby contra os VLOC quando os valores dos fretes estavam no pico, o que forçava a Vale a transferir a carga para navios menores em portos como o da baía de Subic, nas Filipinas.
Os custos de transporte mais baixos propiciados pelo uso dos VLOC ajudarão a Vale a se manter competitiva em meio ao crescente excesso de capacidade de produção que vem causando quedas no preço do minério de ferro.
E enquanto a produção de minério de ferro cresce, uma desaceleração econômica na China vem deprimindo a demanda por aço.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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