"Eu quero a Amazon no Brasil", diz CEO da livraria Cultura
Para Sérgio Herz, CEO da livraria Cultura, a competição com a Amazon começou em 1994, ano de criação da empresa americana, e o início da venda de livros físicos no Brasil, há três meses, somente colocou a concorrência no mesmo patamar.
"Eu quero a Amazon no Brasil. Agora eles vão ter que lidar com o mercado editorial brasileiro, como nós lidamos todos os dias, sem nenhuma facilidade."
Segundo ele, a Amazon chegou com uma política de preço extremamente agressiva e trabalhando até com margens negativas de lucro, mas a guerra entre os varejistas já é antiga.
"A livraria Cultura trabalha com preços diferentes nas lojas físicas e no site. Isso é uma consequência da nossa estratégica e de inteligência de preço. Nós avaliamos valores [em outros sites]e o perfil dos consumidores."
A grande questão é: qual é o tamanho ideal do mundo físico que vai conviver com o mundo online.
"Eu não tenho dúvida que [no Brasil] o mundo físico está exagerado. Por exemplo, do shopping Morumbi ao shopping Villa Lobos existem sete centros comerciais, sendo que o oitavo está sendo construído."
De acordo com Sérgio, o modelo que o país ainda repete não se sustenta mais. "Hoje o varejista não precisa mais desse investimento. Porém, esses dois mundos vão sempre conviver. As lojas não vão deixar de existir e o comércio eletrônico vai crescer cada vez mais."
A lição de casa é saber que o interesse que leva uma pessoa até a loja física hoje é outro -e pode não passar pela venda de livros.
"Nas unidades que temos hoje, as pessoas vão passear, ver gente, tomar café, conversar. Nós estamos tentando atrair o público com outras estruturas porque partimos do princípio que cada vez mais as lojas físicas são dispensáveis."
O ambiente tem que ser interessante. De acordo com Sérgio, uma loja do varejo representa a disputa pela atenção e tempo do cliente, já que a venda de livros está no alcance de qualquer um no celular, tablet ou computador. E com preços melhores.
Desde o ano passado, o maior lucro da livraria Cultura vem do comércio eletrônico -e também é o setor que mais cresce.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 08/05/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +0,20% | 129.481 | (17h36) |
Dolar Com. | +0,46% | R$ 5,0907 | (17h00) |
Euro | +0,43% | R$ 5,4739 | (17h31) |