6 empresas interessadas em ponte Rio-Niterói são habilitadas a leilão
A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) habilitou todas as seis empresas que apresentaram proposta para participar do leilão de concessão da Ponte Rio-Niterói, trecho da BR-101 no Rio de Janeiro, que ocorrerá nesta quarta-feira (18).
De acordo com a agência, todos os concorrentes apresentaram a documentação necessária para participar da disputa que ocorrerá na Bovespa. Vence quem oferecer a menor tarifa de pedágio que tem o teto de R$ 5,19 no leilão. A tarifa para atravessar a via de 13,5 quilômetros está atualmente em R$ 5,20.
A informação do setor ontem era que além da CCR, atual administradora da via, os outros cinco grupos estariam na disputa: o AB Concessões (que pertence ao italiano Atlantis e ao nacional Bertin), o JSL (Julio Simões Logística), Ecorodovias (do grupo C.R. Almeida), Triunfo e Arteris.
A Arteris, que administra rodovias federais e no estado de São Paulo, não apresentou proposta. A sexta empresa na disputa é um consórcio de quatro companhias liderado pelo grupo Coimex, do Espírito Santos, que administra rodovias nesse estado.
Dentro do governo, a expectativa é de um grande desconto no valor teto do pedágio. Isso ocorrerá porque a Ponte era considerada no mercado a melhor das concessões que o governo federal pretende fazer, por já ter uma fluxo de veículos bem definido e não precisar de um investimento elevado. Um desconto pequeno mostrará que o grau de desconfiança das empresas com o país está elevado.
OBRAS
O vencedor da disputa assumirá a via em junho, caso seja possível estar com o contrato assinado até lá, e ficará administrando-a pelos próximos 30 anos. A ANTT calcula que será necessário investir R$ 1,3 bilhão em novas obras nos acessos à via.
Dentre as obras obrigatórias estão a ligação da Ponte com a Linha Vermelha com uma via elevada para evitar que os usuários com destino à Baixada Fluminense e à Rodovia Presidente Dutra precisem utilizar a Avenida Brasil.
Segundo a ANTT, a concessão prevê ainda a construção de uma passagem inferior do tipo mergulhão na Avenida Feliciano Sodré (direção leste-oeste), passando sob a Praça Renascença em Niterói, para proporcionar maior fluidez ao tráfego do sistema rodoviário.
A ponte Rio-Niterói foi a primeira concessão rodoviária após a Constituição de 1988. A CCR começou a administrá-la em junho de 1995. O pedágio, então em R$ 1,20, começou a ser cobrado em agosto de 1996.
Passados 20 anos, o preço aumentou 333%, ante inflação de 195% no período. Em 2013, passaram 56 milhões de veículos na rodovia e a CCR faturou R$ 167,2 milhões, lucrando R$ 39,3 milhões.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 28/05/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,57% | 123.780 | (17h30) |
Dolar Com. | -0,32% | R$ 5,1549 | (17h00) |
Euro | -0,14% | R$ 5,6078 | (17h30) |