Petrobras acena com preço de mercado para combustíveis
Para reforçar a credibilidade junto aos investidores, a Petrobras vai assumir formalmente o compromisso de praticar preços de mercado na venda de combustíveis em seu novo plano de negócios, que deve ser divulgado na primeira quinzena de junho.
O time comandado pelo novo presidente, Aldemir Bendine, acredita, porém, que será preciso também fazer os reajustes na prática para recuperar a confiança.
Analistas ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato dizem que, sem essa prova concreta, seria importante que fosse divulgada uma fórmula de reajuste.
Nacho Doce/Reuters | ||
Aldemir Bendine, presidente da Petrobras |
Segundo apurou a Folha, o assunto ainda está em discussão, mas é pouco provável que a empresa se comprometa com uma fórmula concreta de reajuste da gasolina e do diesel, como chegou a ser cogitado pela ex-presidente da estatal Graça Foster.
Nas últimas semanas, a diretoria da empresa tem reforçado que serão praticados preços de mercado. Sem isso, a companhia pode ter dificuldade em obter receita suficiente para garantir o pagamento de sua dívida líquida, que chega a R$ 332 bilhões.
Entre os pressupostos de financiamento de seus planos de negócios, gestões anteriores já afirmavam trabalhar com "convergência entre preços internacionais e locais", o que não se cumpria.
SUBSÍDIOS
A política de segurar os preços dos combustíveis para conter a inflação sangrou o caixa da estatal, que deixou de ganhar R$ 55 bilhões de 2011 a 2014 segundo o CBIE.
No final de 2013, Foster chegou a anunciar que adotaria uma fórmula de reajuste dos combustíveis. Mas a executiva foi desautorizada por Dilma e nunca divulgou detalhes da fórmula.
Naquela época, o conselho de administração adotou parâmetros para pagamento de dívida que, teoricamente, balizariam os reajustes: se a projeção para dezembro de 2015 apontasse alavancagem (dívida sobre patrimônio) acima de 35%, o preço subiria. Hoje o indicador está em 43%.
Com a queda do preço do petróleo, a nova gestão ganhou uma trégua para enfrentar esse embate. A defasagem entre preços locais e externos, que chegou a ser de 20% no início de 2014, virou e ajudou as contas da empresa no primeiro trimestre.
A cotação do barril, no entanto, tem subido. Conforme o CBIE, a defasagem está em 8% para a gasolina, mas o diesel no Brasil ainda está 4% acima da cotação no Golfo do México (referência global).
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