Start-up ajuda autores independentes no processo para publicação de livros
É uma tradição que persiste: as viagens de verão para a praia permitem tirar o atraso quanto aos livros que você passou o ano planejando ler. Mas por trás da página, há uma revolução em curso.
Foi em 2007 que a Amazon lançou o Kindle Direct Publishing e abriu a porta para o fenômeno do livro publicado autonomamente, catalisando a criação de um setor de negócios novo e viável. De repente, todo mundo se tornou capaz de publicar um livro e conquistar uma audiência.
De acordo com a Bowker, que recolhe dados sobre livros, cerca de 460 mil títulos foram publicados autonomamente no mercado dos Estados Unidos, em 2013. O influente site AuthorEarnings, que publica análises sobre os dados de vendas da Amazon, estima que a publicação autônoma responde por 38% dos livros eletrônicos que a loja on-line vende, e que tenha gerado faturamento de US$ 459 milhões em 2014.
Lucas Jackson/Reuters | ||
Passageiro do metrô de NY usa Kindle, dispositivo que permite download de livros pela Amazon |
Esse mercado de porte considerável atraiu a atenção de empresas iniciantes que prometem assessorar o autor em quase todos os estágios do processo de publicação independente.
"A Amazon só quis assumir o controle da distribuição", diz Emmanuel Nataf, presidente-executivo e cofundador da start-up londrina Reedsy. "Antes que um livro publicado autonomamente chegue às mãos dos leitores, precisa passar por muitos outros estágios. Criar valor nesse processo e levar qualidade ao mundo dos livros publicados autonomamente é onde estão as oportunidades", acrescenta.
Sob o modelo tradicional, o editor cuidava do desenvolvimento do projeto, da preparação do texto, design da capa, formatação para publicação, revisão, design das páginas, narração de audiobooks e da produção, publicidade e do marketing.
Um autor independente terá de cuidar de tudo isso sozinho. É muito trabalho se tudo que você desejava fazer era escrever. Mas para quem pretende fazer da escrita um negócio, como muita gente quer, cuidar do processo inteiro oferece transparência e controle sobre o custo, faturamento e prazo.
Start-ups vêm surgindo gradualmente para fracionar o processo e reduzi-lo às suas partes constituintes.
Abaixo, veja guia para algumas das muitas novas empresas que estão oferecendo esse tipo de serviço:
LIVRO ELETRÔNICO
Subir seu livro para um serviço de comércio eletrônico como a Apple iBooks ou a Amazon Kindle Store não é um exercício trivial. É necessário reformatar o manuscrito de entre 40 mil e 100 mil palavras e os metadados (como a biografia do autor e as notificações de direitos autorais) em um formato eletrônico aceitável para cada varejista.
O processo é bastante facilitado por serviços como o Smashwords ou o Draft2Digital, que também oferecem um painel com dados consolidados de vendas em cada loja e cuidam dos pagamentos de royalties.
Para a produção e distribuição de livros em papel, os autores independentes em geral recorrem à CreateSpace, controlada pela Amazon, ou à Ingram Content.
DESIGN E EDIÇÃO DE LIVROS
Autores e leitores não demoraram a perceber que simplesmente oferecer um livro em uma loja eletrônica não é indicador de qualidade. As lojas de livros eletrônicas estão repletas de layouts horríveis, erros gramáticos medonhos e capas que fazem rir quando não deveriam. E é aí que entram os profissionais. Editores, revisores, designers e especialistas em comércio capazes de resolver todos esses problemas só encontravam trabalho por meio das editoras tradicionais, no passado. Agora, eles estão construindo relacionamentos diretamente com os autores.
A Reedsy, que conta com apoio de fundos de capital para empreendimentos e de investidores que apoiam companhias em estágio inicial, oferece listas de editores, designers e profissionais de comércio eletrônico que um autor pode contratar. A empresa recebe uma comissão de 10% sobre os serviços vendidos por seu intermédio. A Bibliocrunch, de Nova York, oferece serviço semelhante. Os assinantes que pagarem uma inscrição mensal ou anual também recebem acesso a uma série de vídeos e tutoriais de instrução.
MARKETING E PROMOÇÃO
Sem a máquina de marketing de uma grande editora para apoiá-los, os autores independentes precisam trabalhar com afinco para ser descobertos.
O BookBub já foi descrito como um Groupon de livros. Da mesma forma que o serviço online que oferece cupons de desconto, o site envia e-mails diários à sua enorme lista de leitores, oferecendo uma pequena lista de livros com grandes descontos. O autor negocia com o BookBub para conseguir promoção para seu livro.
Fundado em Massachusetts em 2012, o Bookbub já arrecadou mais de US$ 10 milhões em capital em duas rodadas de capitalização, realizadas do começo de 2014 para cá. Outras startups operando nesse ramo são a BookSends, Kindle Books & Tips, EReaderNewsToday, BargainBooksy e BookGorilla, todas as quais podem gerar grande empuxo de vendas para os autores.
A Comma Press, de Manchester, Inglaterra, se especializa em contos e lançou uma plataforma para publicação autônoma de livros e audiobooks que permite que autores e leitores vejam exatamente em que ponto os leitores desistem de um livro. Cada obra é acompanhada por uma linha do tempo que em certos casos revela brutais precipícios dos quais os leitores saltaram, abandonando o livro. Uma educação valiosa para um escritor - mas só para os corajosos.
A FindMyAudience, do Colorado, identifica comunidades e indivíduos influentes na mídia social que podem se interessar pela obra de um escritor. Dados fornecidos pelo autor, como o gênero da obra, alimentam um algoritmo que identifica onde podem ser encontrados leitores nos sites de redes sociais Facebook, Twitter e Goodreads.
A companhia anunciou que havia obtido US$ 2,1 milhões em capital de primeiro estágio em março deste ano, e que está a ponto de lançar um serviço de busca.
"CROWDREADING"
O Wattpad mostrou que existe uma maneira de construir uma comunidade de jovens leitores e escritores por meio de smartphones. A companhia, fundada em Toronto em 2006, obteve US$ 46 milhões em capital no ano passado. Ela alardeia que sua plataforma oferece mais de 100 milhões de contos, e estima que 11 bilhões de minutos a cada mês sejam dedicados a ler ou comentar esses textos.
O Wattpad oferece aos leitores acesso gratuito a histórias, e os leitores retribuem com comentários e encorajamento aos autores. As histórias são publicadas em forma de série e o feedback é quase instantâneo.
Os autores não ganham dinheiro diretamente. Mas atraem leitores que poderão ser convertidos em compradores de livros pagos, no futuro, ou podem encontrar oportunidades como roteiristas ou consultores para marcas de produtos ou conteúdo.
Outras empresas que encorajam interação entre leitores e autores incluem a Inkitt e o Write-On, um serviço da Amazon lançado com pouca divulgação no ano passado.
A Advance Editions levou um passo à frente esse uso do coletivo. Depois de editar, revisar e conferir um livro, a editora independente o encaminha a uma audiência prévia que tem dois meses para criticá-lo; o autor pode fazer alterações antes da publicação da versão final. A Advance Editions disse que estava considerando oferecer esse serviço a pessoas que publicam livros por conta própria.
CROWDFUNDING (FINANCIAMENTO COLETIVO
A Inkshares é uma editora tradicional porque edita, cuida do design, imprime, distribui e comercializa livros. Mas a decisão de publicar só é tomada quando uma proposta de livro atinge um nível predeterminado de interesse da parte dos leitores.
A Unbound, do Reino Unido, opera de forma mais parecido com sites de crowdfunding como o Kickstarter e Indiegogo. O dinheiro que a equipe da Unbound usa para publicar um livro é obtido de leitores interessados, atraídos por recompensas como edições especiais, informações sobre o progresso da obra e às vezes um personagem com o nome do leitor. A Publishizer, dos Estados Unidos, segue modelo semelhante.
EDITORAS INDEPENDENTES COM SERVIÇO COMPLETO
Diversas empresas oferecem gama de serviços semelhante à das grandes editoras, mas com a promessa de permitir que o autor fique com fatia muito maior do lucro. A Pronoun, de Nova York, que está para ser lançada, promete oferecer todo o serviço de editoração de um livro eletrônico gratuitamente. Outras companhias que oferecem o serviço completo são a BookBaby e a Tablo.
CONTATO ENTRE AUTORES E EDITORES
Para o autor que, apesar de toda a ajuda disponível para os independentes, ainda deseja recorrer a uma editora tradicional, a Authors.me, uma start-up de Austin, simplifica o árduo processo de pesquisar em busca do agente literário e da editora certas, e de criar uma proposta que os atraia. O serviço deles foi descrito como o equivalente a um site de encontros, para aproximar escritores e editoras.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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