Distribuição e taxas prejudicam, dizem empresários de microcervejarias
Alexandre Bazzo, dono da microcervejaria Bamberg, de Votorantim (SP), diz que chegar às prateleiras dos mercados ficou mais difícil com a entrada das grandes cervejarias no mercado de artesanais.
"Elas são predatórias, dominam os pontos de venda e não nos deixam crescer", afirma Bazzo.
Jefferson Basílio, 31, comprador da categoria de bebidas dos supermercados Pão de Açúcar, nega domínio das grandes marcas de cerveja na rede.
"Quem dita o ritmo é o consumidor. Oferecemos o produto que ele procura", diz Basílio.
"Muitas vezes, é o pequeno produtor que não acompanha o nosso ritmo de demanda", afirma.
Outro problema apontado pelos pequenos produtores é a carga tributária de 60% sobre a bebida.
Com a produção em menor escala, os pequenos cervejeiros sentem mais o peso da taxa.
Segundo Jorge Gitzler, presidente da Abracerva (Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais), a categoria pleiteia diminuir esse valor pela metade.
O Senado deve votar o assunto em audiência pública prevista para o próximo dia 27.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 06/05/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,03% | 128.466 | (17h33) |
Dolar Com. | +0,08% | R$ 5,0741 | (17h00) |
Euro | +0,21% | R$ 5,4689 | (17h31) |