Cervejaria deve comprar participação da SABMiller em empresa nos EUA
Justin Tallis/AFP | ||
Garrafas de cervejas produzidas pela AB Inbev e pela SABMiller |
A fabricante de cerveja Molson Coors está bem adiantada em suas negociações para adquirir a participação majoritária da SABMiller na joint venture entre os dois grupos na América do Norte, revelaram pessoas informadas sobre as negociações, o que é visto como essencial para que a Anheuser-Busch InBev garanta o sucesso de sua tomada de controle acionário da SAB, uma transação de 68 bilhões de libras.
O avanço surge pouco antes do prazo de 4 de novembro para que a AB InBev apresente oferta formal à SAB. Também surge uma semana depois da informação de que a AB InBev havia contratado os bancos Lazard e Barclays, seus principais consultores financeiros, para estudar o potencial de venda de ativos nos Estados Unidos, entre os quais a joint venture MillerCoors, a fim de ajudar a obter aprovação das autoridades antitruste dos Estados Unidos à transação.
Não há acordo ainda, e a negociação pode fracassar, disseram as fontes informadas sobre as conversações.
GUERRA DA CERVEJA - Divisão do mercado da cerveja, em %
As marcas da AB InBev controlam 46% do mercado de cerveja dos Estados Unidos, e a joint venture MillerCoors detém 27%.
Já que o grupo Molson Coors, do Canadá e Estados Unidos, detém 42% da joint venture e tem o direito de apresentar a primeira e última ofertas em qualquer venda da participação da SAB, ele é o favorito para adquiri-la desde o início do processo.
Os direitos da Molson Coors sobre a joint venture podem conferir vantagem de preço à empresa nas negociações, ainda que seja improvável que a AB InBev encare essa vantagem como grande problema, já que ela provavelmente deseja que a venda seja realizada o mais rápido possível. Alguns analistas estimaram que os 58% da SAB na joint venture podem ter valor de entre US$ 10 bilhões e US$ 13,5 bilhões.
A fabricante da cerveja Budweiser garantiu financiamento para a transação junto a 21 bancos, em valor que pode atingir os US$ 70 bilhões.
BRIGA PELO COMÉRCIO - AB Inbev fez proposta de compra da Miller
As ações da Molson Coors subiram em 28% desde que a AB InBev fez sua primeira abordagem pública à SAB, o que deixa claro que os investidores esperam que a SAB tenha de abrir mão de sua participação na MillerCoors.
Analistas afirmam que controlar a MillerCoors integralmente permitiria que a Molson economize entre US$ 300 milhões e US$ 500 milhões em custos por ano, já que a sobreposição em áreas administrativas seria reduzida e ela poderia explorar suas vantagens de escala para a compra de insumos e na distribuição.
A despeito de seu domínio do mercado dos Estados Unidos, tanto a MillerCoors quanto a AB InBev enfrentam ameaça crescente das cervejas artesanais, que vêm avançando muito em termos combinados e elevaram sua fatia de mercado a 11%.
Não foram localizados representantes da AB InBev e SAB para comentar, e a Molson Coors não quis comentar.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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