Tecnologia alavanca o crescimento do agronegócio no mercado de franquias
Alexandre Rezende/Folhapress | ||
Renan Magalhães, da MasterGeo, se prepara para lançar vant, veículo aéreo não-tripulado, uma modalidade de drone, com o qual presta serviços de topografia |
É com o uso da tecnologia que o agronegócio começa a encontrar seu espaço no mercado de franquias no Brasil.
Das 2.700 redes que operam no país filiadas à ABF (Associação Brasileira de Franquias), apenas três são ligadas diretamente ao setor. Mas a tendência é que esse número cresça.
"Este ainda é um setor que vê a produção, e não o varejo, como objetivo final. É uma questão histórica, mas que muda cada vez mais rápido", diz o consultor de negócios Marcus Rizzo.
A MasterGeo, de Divinópolis, e a Geaap, de Uberlândia, ambas em Minas Gerais, passaram a operar como franqueadoras neste ano.
A Geaap oferece serviços de agricultura de precisão.
Por meio de análises científicas, ajuda o agricultor a otimizar o uso de seu terreno para o plantio de diferentes culturas, graças ao mapeamento do solo.
Para realizar a tarefa, utiliza drones e vants (veículos aéreos não tripulados), para sobrevoo e aplicação de pesticidas, por exemplo. Possui também um laboratório para análise das amostras.
Os drones servem também para ajudar pecuaristas a calcularem o tamanho de seus rebanhos.
A taxa para tornar-se franqueado da Geaap é de R$ 281 mil. A expectativa da empresa é encerrar 2016 com 12 unidades. Hoje, já há duas em operação.
"Com a crescente pressão por sustentabilidade e preservação dos recursos, a precisão científica é fundamental. As franquias são o meio mais fácil de se replicar esse conhecimento", diz Estevão Parreira, diretor da empresa.
A MasterGeo, que presta serviços de engenharia, tem como um de seus focos a topografia, com medição e análise de relevo de terrenos para plantações e outros tipos de empreendimentos. Faz também inventário de flora e fauna e estudos de impacto ambiental, com o uso de drones no processo.
A empresa se formou como rede de franquias em abril deste ano e, há um mês no mercado para captar franqueados, diz já ter interessados em investir R$ 80 mil para iniciar a operar.
A H2Orta foi a pioneira no segmento. Especializada em agricultura hidropônica, a rede do empresário Ricardo Rotta produz hortaliças sem uso de solo, o que torna o processo mais barato.
Por R$ 39 mil é possível tornar-se um agricultor de rúcula, alface e outras culturas folhosas. No mercado desde 2011, Rotta espera chegar a sete franqueados até o fim do ano que vem -hoje, são quatro.
INCENTIVO
Para acelerar o crescimento do setor de agronegócios no mundo das franquias, a ABF e o Sebrae estão buscando no interior do país as empresas com potencial para o modelo.
"Nós ajudamos as empresas a entenderem se têm um tipo de negócio ou produto replicável e viável", diz Alessandra Simões, do Sebrae.
"O processo de ratificação leva cerca de 18 meses", acrescenta Danyelle Van Stratten, diretora da ABF-MG.
Diferentemente de alguns outros tipos de franquias, as empresas de agronegócio quase sempre demandam do franqueado um conhecimento técnico do assunto.
"Em Paracatu [MG], um dono de loja de roupas se interessou, mas tivemos de declinar. Sem conhecer a área, não há como", explica Estevão Parreira, da Geaap.
Andrea Orsi é um bom exemplo do perfil necessário para atuar no setor. Primeira franqueada da Incotec, multinacional holandesa especializada no melhoramento científico de sementes, ela já atuava no segmento comercializando esse item.
A tradição brasileira no mercado de franquias fez com que a Incotec, que opera em mercados como EUA, Japão, entre outros, escolhesse o país como balão de ensaio para o modelo de negócios, segundo explicou Bruno Hoeltgebaum, gerente de novos negócios da empresa.
O investimento para ser um franqueado da Incotec varia entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões. Existem hoje quatro franqueados da companhia no país.
*
EMPRESA EM SÉRIE
O que é preciso ter para se tornar franquia
DIFERENÇAS
Se o negócio não oferecer um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, pode não dar certo como rede, mesmo que prospere como empreendimento único. Pode ser uma maneira diferente de realizar um processo ou um produto exclusivo, por exemplo
PROCESSOS
Além das características requeridas pela lei de franquias, como transparência nos resultados, a empresa tem que tornar mais claros e ágeis os seus processos internos, como pagamentos e distribuição de mercadorias
GEOGRAFIA
Nem todo empreendimento é replicável nacionalmente. Há empresas que não funcionam em Estados mais frios ou mais quentes, por exemplo. Entender o potencial geográfico do empreendimento é fundamental para virar rede
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 25/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,07% | 124.646 | (17h36) |
Dolar Com. | +0,29% | R$ 5,1640 | (17h00) |
Euro | +0,48% | R$ 5,541 | (17h31) |