Dona do Pão de Açúcar vê vendas superestimadas em R$ 110 mi no país
Moacyr Lopes Junior - 23.jul.2015/Folhapress | ||
Consumidora escolhe produtos em gôndola do Pão de Açúcar, em São Paulo |
O Grupo Pão de Açúcar divulgou nesta terça-feira (12) comunicado da Cnova informando que as investigações sobre a gestão de estoques no Brasil da companhia de comércio eletrônico indicaram até o momento uma sobrestimação nas vendas líquidas da companhia de aproximadamente R$ 110 milhões acumulada até 31 de dezembro de 2015.
A Cnova é uma empresa do grupo francês Casino e que no Brasil reúne sites de redes como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.
A empresa disse também ter identificado discrepância material nas contas a receber relacionada aos itens danificados ou devolvidos. O impacto combinado, baseado em estimativas preliminares, resultaria em provisões sem efeitos caixa entre R$ 110 milhões e R$ 130 milhões que reduziriam o Ebit da Cnova.
A divulgação do resultado da Cnova no quarto trimestre está sujeita aos avanços da investigação na gestão de estoques em curso no Brasil, segundo a empresa.
Em dezembro, a empresa anunciou que investiga funcionários suspeitos de desviar produtos dos estoques de centros de distribuição no Brasil.
Na época, a empresa informou que "a investigação também irá avaliar potenciais impactos contábeis e nas demonstrações financeiras relacionados à conduta sob análise."
No comunicado, o GPA destaca que o conselho de administração da companhia autorizou que o comitê de auditoria do grupo assessore as investigações internas para saber como agiam os funcionários envolvidos.
Foram contratados assessores jurídicos e contadores externos "para realizar uma revisão de questões associadas a irregularidades na conduta de colaboradores relacionadas à gestão de estoques."
"A investigação está em curso e, neste momento, ainda é cedo para determinar quando esta será concluída e se e quais eventuais medidas serão tomadas pela companhia e suas subsidiárias", afirma o documento.
A Cnova foi criada a partir da associação entre a brasileira Nova Pontocom e a empresa francesa de comércio eletrônico, a Cdiscount.
A venda de produtos é feita por meio dos sites de comércio eletrônico das marcas Extra.com.br, CasasBahia.com.br, Pontofrio.com, Barateiro.com, PartiuViagens.com.br, Cdiscount.com.br.
Com Reuters
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