Aproveitar feiras de negócios requer planejamento e até preparo físico
Todos os anos, mais de 2.200 feiras ocorrem no Brasil. Para os pequenos e médios empreendedores, podem ser oportunidades de negócios, seja como expositores ou apenas visitantes.
Mas aproveitar ao máximo esses eventos requer que o empresário se prepare com antecedência.
"Quem não se organiza perde tempo e recursos", afirma Armando Campos Mello, presidente da Ubrafe (União Brasileira dos Produtores de Feiras).
Para os empresários, segundo especialistas, a preparação começa com a definição sobre quais eventos participar e qual o objetivo a ser alcançado em cada um deles.
"É comum que departamentos diferentes da empresa não tenham consenso sobre o porquê da participação, o que gera desperdício de trabalho e frustração", afirma José Carmo de Oliveira, consultor do Sebrae.
Ricardo Matsukawa/UOL/Folhapress | ||
Movimentação na Campus Party 2015, evento de tecnologia realizado no São Paulo Expo |
Cada objetivo requer um tipo de estande diferente. "Começar pelo rascunho da planta baixa do estande ajuda a organizar as ideias", recomenda Oliveira.
"Se a ideia é fazer contatos apenas, o estande precisa ser convidativo, com comida e conforto, para que as pessoas entrem no estande. Se o objetivo é vender, ele deve ser o mais 'clean' possível, para facilitar a circulação das pessoas e a exposição dos produtos", completa.
O consultor Fernando Lummertz, autor de livros sobre melhor aproveitamento de feiras e exposições, alerta para a importância da boa localização do estande.
"Esquinas e proximidades de banheiros e praças de alimentação são bons locais, pela alta circulação de pessoas", afirma.
Lummertz recomenda ainda treinar o pessoal que representará a empresa.
"Muita gente acha que basta levar funcionários dos departamentos de marketing e vendas, já que eles estão acostumados a lidar com clientes. Mas a feira é uma rotina muito diferente da do escritório", afirma o consultor.
POTENCIAL
Alessandra Luchi, executiva de expansão da IGui Piscinas, conta que a empresa começou a participar de feiras no ano passado.
Para escolher os eventos mais adequados, a companhia estuda estatísticas sobre geração de negócios e lê reportagens sobre as edições anteriores.
"É a melhor maneira de entender o impacto", diz a executiva. "Também acho válido escolher feiras chanceladas por entidades e associações de relevância na área em que você quer atuar. Procuro sempre aquelas patrocinadas ou apoiadas pela ABF [Associação Brasileira de Franquias]."
Segundo Luchi, a IGui gasta entre R$ 200 mil e R$ 300 mil para participar de um evento de grande porte.
O investimento, diz, compensa. No ano passado, a companhia conseguiu 25 novos franqueados a partir dos contatos feitos
VISITANTES
Um dos franqueados captados pelo IGui em eventos foi Carlos Henrique Kleve, 29.
Para escolher a IGui, Kleve fez a lição de casa. "Antes da feira eu li bastante a respeito dos participantes e delimitei minha pesquisa", conta.
Ele já chegou à exposição de franquias realizada no Rio, em setembro de 2015, com o espaço todo mapeado. "Já sabia o que queria conhecer melhor, então, fui bem objetivo na busca", afirma.
Não andar a esmo é uma das principais recomendações para os visitantes. Mas especialistas aconselham também a reservar um tempo para alguma descoberta.
"Às vezes, um novo negócio pode surgir a partir da visitação a um estande que não estava nos planos inicialmente", diz o consultor Lummertz.
Outra dica é estar pronto para longas jornadas. Kleve ficou cerca de dez horas visitando os estandes.
"Prepare-se para uma maratona, use roupas confortáveis e alimente-se de maneira leve, para se cansar menos ", sugere Armando Mello, da Ubrafe.
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ALVO CERTEIRO
Como se preparar para participar dos eventos
EXPOSITORES:
PLANEJE
Defina o objetivo no evento. Vender produtos, fazer parcerias de negócios ou expor novidades? O sucesso da participação deve ser avaliado a partir disso
TREINE
Mesmo equipes experientes de vendas precisam de treinamento para feiras. O trabalho nessas ocasiões tem pouco a ver com o dia a dia na empresa
POSICIONE-SE
Organizadores fornecem mapas com as áreas de maior circulação, como banheiros e praças de alimentação. Esquinas também têm boa visibilidade
VISITANTES:
APRESENTE-SE
Se for o caso, além de cartões de visita, leve folders que expliquem seu negócio e, se possível, amostras do produto
ESTEJA CONFORTÁVEL
Aproveitar uma feira demanda muito tempo rodando pelos estandes. Use roupas e calçados confortáveis para amenizar as horas em pé
ESTUDE
As feiras divulgam mapas da localização das empresas e cronograma das palestras. Prepare um roteiro detalhado com os estandes que quer ver e o que quer fazer
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