Bancos sem agência viram nova estratégia de crescimento no varejo
Embora o banco Original anuncie suas operações como as primeiras 100% digitais no país, a estratégia já vem sendo adotada por outras instituições. O banco mineiro Intermedium, cujo foco era crédito imobiliário, começou há seis meses a testar o funcionamento para o varejo, com agências exclusivamente digitais, como antecipou a coluna "Mercado Aberto".
Com uma carteira de crédito de mais de R$ 2 bilhões, o banco tem 16 mil clientes e espera chegar até o fim deste ano com 100 mil clientes.
A instituição terá conta-corrente, pagamento de contas, investimentos, extratos, depósitos, cheques e, a partir do próximo mês, cartão de débito e crédito operados pela Mastercard.
SEM AGÊNCIA FÍSICA
A operação 100% digital é também a estratégia de competição da administradora de cartões Nubank –uma start-up criada em 2014 com o objetivo de reduzir custos para os consumidores com a ajuda do smartphone.
O cartão não cobra anuidade e oferece taxas de juros menores do que as cobradas no mercado. A empresa tem mais de 500 mil clientes e uma fila de espera que já chegou a 250 mil candidatos.
Por ser uma start-up e não ter colchão financeiro para uma inadimplência muito alta, a empresa leva até três meses na análise de crédito dos futuros clientes.
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