Barcelona lidera a tabela nos patrocínios do futebol
Josep Lago - 22.mai.2016/AFP | ||
Barcelona continua a ser o líder do futebol mundial no que diz respeito a patrocínios |
A despeito de ter sido eliminado na disputa do título pan-europeu da Champions League neste ano pelo rival espanhol Atlético Madrid, o FC Barcelona continua a ser o líder do futebol mundial, pelo menos no que tange a patrocínios.
O clube assinou novo contrato de material esportivo de 10 anos de duração com a Nike, no mês passado, e antecipa receita de € 150 milhões a € 155 milhões (€ 116 milhões a € 120 milhões) anuais com ele, ante os atuais € 60 milhões. Quando entrar em vigor, em 2018, o novo contrato de material esportivo será o mais lucrativo do futebol, superando de longe o contrato de 75 milhões de libras anuais do Manchester United com a Adidas.
O Barcelona também espera em breve se tornar o líder mundial nos valores de patrocínio da camisa. No momento, o Manchester United detém essa honra com seu contrato de 50 milhões de libras anuais com a montadora norte-americana de automóveis Chevrolet. Mas o clube catalão está em "negociações avançadas" com diversas companhias, entre as quais a Qatar Airways, cujo contrato com a equipe expira este ano, de acordo com Manel Arroyo, o diretor de marketing do clube.
Ainda que os novos uniformes do Barcelona para a temporada 2016/2017 já tenham sido apresentados sem patrocinadores, um novo contrato deve ser assinado em algum momento do próximo trimestre. A venda dos naming rights do Camp Nou, o estádio do Barcelona, também está sendo preparada.
Arroyo atribui o sucesso comercial do Barcelona a diversos fatores, entre os quais um dos mais importantes é o sucesso do time em campo. Apesar da decepção na Champions League, a equipe conquistou o título espanhol e o da Copa do Rei, as duas grandes competições nacionais espanholas.
"Eles são o melhor time de futebol do planeta, e com isso naturalmente procuramos os melhores contratos", disse Arroyo. O Barcelona tem ambições, reveladas no final do ano passado, a se tornar o primeiro do planeta a faturar € 1 bilhão por ano.
Além da Nike e da Qatar Airways, as duas principais parceiras do clube, o Barcelona tem mais cinco "parceiros premium", 10 "parceiros oficiais" e 23 parceiros ditos "regionais". Os nomes variam de marcas mundiais como a Coca-Cola e Gillette a empresas locais catalãs como o banco La Caixa e a cerveja Estrella Damm.
Também há parceiros espalhados pelo planeta, o que aponta para a crescente audiência internacional do futebol europeu. A lista inclui a fabricante chinesa de smartphones Oppo, o Saigon-Hanoi Bank, a fabricante brasileira de desodorante para os pés Tenys Pé e o site imobiliário japonês Apamanshop. O clube agora tem um escritório em Hong Kong, vai em breve inaugurar escritório em Nova York e planeja um terceiro em São Paulo.
A receita de "marketing" - principalmente patrocínios - cresceu em um terço na temporada 2014/2015, a mais recente para a qual há dados disponíveis, para € 225 milhões. Outras formas de receita, como direitos de mídia e o faturamento com ingressos e mercadorias vendidas em estádio durante os jogos, também cresceram, mas em ritmo muito menor. O marketing hoje responde por 37% do faturamento e é a maior fonte de receita do clube.
O Barcelona também conta com alguns dos mais conhecidos astros do futebol mundial em campo - um ativo de marketing vital para os seus parceiros - e eles agora têm "dias de marketing" em suas agendas, para gravar comerciais e promover produtos.
Uma recente campanha publicitária da fabricante de eletrodomésticos Beko, que tem patrocínio na manga das camisas do Barcelona, ostentava versões em desenho animado dos atacantes Lionel Messi e Neymar, e um comercial de TV no qual Luis Suárez abria uma geladeira Beko para pegar morangos.
Outro fator chave é a presença dominante do Barcelona na mídia social. O clube conta com 2,3 milhões de assinantes no YouTube, 18 milhões de seguidores no Twitter, mais de 30 milhões de seguidores no Instagram e 93 milhões de likes no Facebook - todos esses números consideravelmente superiores aos do Manchester United, ainda que eles admitidamente fiquem abaixo dos totais de Cristiano Ronaldo, jogador do rival Real Madrid, que conta com 112 milhões de seguidores no Facebook.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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