Start-ups financeiras são um desafio para bancos, diz presidente do Itaú
Claudio Belli/Valor | ||
Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco |
A entrada de start-ups no mercado financeiro pode reduzir a margem de ganho dos bancos, mas não vai diminuir a fatia de mercado das instituições tradicionais, disse nesta terça (21) Roberto Setubal, presidente-executivo da holding Itaú Unibanco.
Ele reconheceu que as chamadas "fintechs" são concorrentes dos bancos e que têm feito "bastante sucesso" com "produtos de alta qualidade". "É um desafio para os bancos competir com elas".
Ao mesmo tempo, tecnologias como computação em nuvem e internet banking têm reduzido os custos das instituições e aumentado sua competitividade.
"Novas formas de fazer os serviços que os bancos prestam serão mais eficientes e isso levará a uma pressão sobre os preços, mas os bancos terão capacidade de reduzir custos operacionais com o aumento do atendimento digital", afirmou Setubal em palestra no Ciab, congresso sobre tecnologia da informação organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Embora o avanço do internet banking não deva acabar com as agências físicas, ele vai permitir a diminuição no número de unidades, na visão do presidente do Itaú. Essa tendência já teria se instalado no Brasil e deve se intensificar nos próximos anos, disse.
Os bancos ainda teriam vantagem sobre as start-ups na área de "big data" (massa de dados) por disporem de muitas informações sobre uma clientela substancialmente maior. "Temos capacidade de monitorar e fazer vendas. As oportunidades [nesse campo] são espetaculares", disse.
Ele criticou quando "fintechs" não estão sujeitas à mesma regulamentação que as instituições financeiras. No Brasil, a regra é a mesma para todos que atuam no mercado de pagamentos, mas o mesmo não acontece em outras economias, como a chinesa, segundo Setubal.
O presidente do Itaú também elogiou a tecnologia blockchain, utilizada em transações de moedas virtuais, à qual chamou de "revolucionária".
SEGURANÇA
O problema das fraudes na internet é um dos revezes do avanço da tecnologia no setor financeiro. Setubal apontou a leitura biométrica, já disponível em alguns celulares, como um dos caminhos para combater o problema.
Já a geração de um número de cartão crédito exclusivo para uma única transação pela internet –produto disponível no Itaú– "ainda não é o ideal", afirmou. "Acho que você pode ter soluções mais simples."
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