Walmart atrai mais clientes e eleva projeção de desempenho para o ano
Jae C. Hong/Associated Press | ||
Walmart anuncia compra da varejista on-line Jet.com por cerca de US$ 3 bilhões |
O Wal-Mart teve lucro trimestral acima do esperado e afirmou nesta quinta-feira (18) que aumentos salariais na rede de varejo geraram uma experiência de compra melhor e ajudou a atrair mais clientes para suas lojas nos Estados Unidos.
O maior varejista do mundo também elevou sua previsão de lucro para o ano fiscal, com ações entre US$ 4,15 e US$ 4,35 a ação, incluindo um impacto de US$ 0,05 da aquisição da Jet.com, ante projeção anterior entre US$ 4 e US$ 4,30.
Pelo segundo trimestre consecutivo, a empresa contrariou uma série de resultados fracos de competidores como a Target, Macy e Kohls.
O lucro por ação no segundo trimestre foi de US$ 1,07, excluindo um ganho da venda do negócio de comércio eletrônico do Wal-Mart na China e outros itens, superando a estimativa média dos analistas em US$ 0,05.
As receitas totais subiram 0,5%, para US$ 120,9 bilhões. As vendas nas lojas dos Estados Unidos abertas a pelo menos um ano subiram 1,6%, excluindo preços de combustíveis, superando as estimativas.
As vendas internacionais caíram 6,6%, para US$ 28,6 bilhões, mas cresceram 2,2% descontado o efeito cambial.
Na área internacional, o diretor financeiro da empresa, Brett Biggs, destacou que a varejista apresentou sólida performance no segundo trimestre. Segundo ele, nove de 11 mercados apresentaram vendas comparáveis positivas, sendo que em seis deles as vendas cresceram mais do que 4 por cento%.
No caso do Brasil, o executivo destacou que, apesar da recessão econômica em andamento, houve crescimento de 4,7% nas vendas comparáveis. "Nosso formato de atacado continuar a apresentar um bom desempenho e registrou forte crescimento novamente neste trimestre."
Segundo Biggs, o Wal-Mart concluiu no trimestre passado a integração dos sistemas de suas lojas no Brasil, o que permitirá que todas as bandeiras do grupo operem sob um único sistema financeiro. "Isso permite melhor visibilidade, melhor alinhamento de esforços de marketing e reforça os programas de governança".
BRIGA COM A AMAZON
Em 8 de agosto, o Walmart anunciou a compra da varejista on-line Jet.com por cerca de US$ 3 bilhões, o maior negócio envolvendo uma empresa start-up de comércio eletrônico, em um impulso para reviver seu negócio web e competir com a Amazon.com.
O Walmart gastou bilhões para fortalecer seu negócio de comércio eletrônico nos últimos anos. O esforço incluiu oferecer transporte pela metade do preço do programa de transporte prime da Amazon, abrindo centros de distribuição em massa de comércio eletrônico e contratando milhares de empregados.
No entanto, a divisão on-line do Walmart tem decepcionado, postando o menor crescimento em um ano no primeiro trimestre.
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