Saída da recessão é difícil com 'gastos obesos', diz diretor do Banco Mundial
Silvia Costanti - 15.ago.2013/Valor/Folhapress | ||
O economista Otaviano Canuto, diretor-executivo do Banco Mundial |
O economista Otaviano Canuto, diretor-executivo do Banco Mundial, afirma que é difícil para o Brasil sair da recessão porque o país sofre de uma "anemia de produtividade" e de uma "obesidade de gastos".
Ele afirma que, se quiser voltar a crescer, o governo brasileiro terá de fazer as reformas que "vinha empurrando com a barriga enquanto a economia crescia".
Canuto acredita que o principal erro dos governos petistas foi tentar elevar os investimentos com intervenções na economia.
"Nada funcionou e só sobraram gastos descontrolados e preços represados."
O economista fez parte da primeira equipe econômica de Luiz Inácio Lula da Silva como secretário de Relações Internacionais do Ministério da Fazenda.
Folha - O governo reduziu a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017 para apenas 1%. Por que é tão difícil para o Brasil sair da recessão?
Otaviano Canuto - A crise brasileira tem raízes mais profundas do que as políticas econômicas recentes.
O Brasil viveu um fantástico período de crescimento, principalmente porque a renda da base da pirâmide cresceu quase a taxas chinesas.
Mas a grande verdade é que, enquanto isso ocorria, as debilidades estruturais do país foram empurradas com a barriga, porque seus efeitos não apareciam.
Esse crescimento foi provocado pela incorporação das pessoas ao mercado de trabalho, que chegou a um limite quando o país se aproximou do pleno emprego.
A produtividade e os investimentos avançaram muito pouco desde a estabilização da economia pelo Plano Real. O Brasil sofre com uma anemia de produtividade.
O gasto público também é uma trava para o crescimento?
Havia uma demanda legítima no país por resgate de milhares de miseráveis, que aumenta o gasto com serviços governamentais.
O problema é que is- so ocorreu sem tocar em velhos privilégios –temos um dos sistemas previdenciários mais generosos do mundo– e sem alterar as relações através das quais parte do setor privado brasileiro "mamou" no Estado.
Tudo isso provocou um aumento fenomenal do gasto público. De 1992 a 2014, em média, o gastou público primário, já descontando a inflação, cresceu 6% ao ano.
Isso foi absorvido enquanto o país crescia, depois o problema apareceu. É a outra face da doença brasileira: a obesidade dos gastos.
Qual foi o principal erro das gestões petistas na condução da economia?
A gestão do PT começou bem com reformas microeconômicas, que permitiram aumentar o crédito de forma sustentável.
Depois desse início promissor, o governo Lula achou que podia curtir a festa e "bombou" a economia em 2010, apesar dos sinais de que o modelo de crescimento pelo consumo estava esgotado.
O Brasil já tinha problemas estruturais de baixa produtividade que estavam latentes, mas isso não isenta o governo –agora com Dilma– dos erros que cometeu.
Dilma tentou elevar os investimentos por meio de isenções tributárias, utilizando os bancos públicos para impulsionar o crédito e baixando os juros na marra.
Nada disso funcionou. Os investimentos não cresceram, e sobraram para o Brasil gastos públicos descontrolados e preços represados.
Por que não foi possível consertar o estrago no segundo governo Dilma, com a mudança na política econômica?
Muitos pensaram que a mera mudança de politica econômica seria suficiente para impulsionar o PIB. A situação fiscal continuou deteriorando e era impossível para Dilma resolver o problema sem reformas estruturais.
Joaquim Levy e Nelson Barbosa (ex-ministros da Fazenda no governo Dilma) cortaram tudo que puderam. Só que mais de três quartos do gasto público primário são intocáveis.
E esse gasto cresce ano após ano independentemente se o governo é do PT, do PSDB, do PMDB ou do PSOL. Levy até tentou aprovar algumas reformas, mas faltava legitimidade para Dilma. Ninguém acreditava mais nela.
A Operação Lava Jato melhorou ou piorou a percepção do Brasil no exterior?
A percepção internacional do Brasil melhorou, apesar dos impactos ruins de curto prazo provocados pela paralisia da economia.
A prevalência da lei pesa muito na decisão de investimentos dos investidores, porque reduz os custos dos negócios. Com a Lava Jato, a percepção de que a lei é para valer melhorou brutalmente no Brasil.
Outra vantagem é que estamos saindo de um cartel extremamente sofisticado nas concessões e compras públicas, para um ambiente em que a concorrência potencial será muito maior.
Hoje a equação entre benefícios e custos da corrupção, quando ponderada pelos riscos, deixou de ser favorável. Logo a relação entre gasto publico e resultado para a população vai melhorar, porque tem menos pedágio na economia.
O governo Temer privilegiou o ajuste fiscal e ainda não tomou medidas para acelerar os investimentos. Qual é a sua avaliação sobre a atual administração?
Este governo adotou a mesma receita que já tinha sido proposta por Nelson Barbosa: fortalecimento da responsabilidade fiscal a médio e longo prazo, com metas para a dívida pública, em troca de flexibilidade no curto prazo.
Esse "tradeoff" é muito importante para dar tempo de fazer as reformas estruturais. Ele tentou falar isso, mas a crise política já tinha engolido tudo, com o próprio governo e seu partido se opondo.
O novo governo agora tem uma base política favorável. A resposta é muito parecida. Estabelecer um teto de gastos é uma camisa de força para obrigar o país a rever seus gastos.
O senhor acha que faltam estímulos ao investimento e ao crescimento?
A crise fiscal é um problema agudo, enquanto os problemas estruturais que estão na origem de tudo são de natureza crônica.
O ajuste fiscal não resolve o problema, mas nos obriga a fazer as reformas estruturais que estamos empurrando com a barriga há muito tempo. E a reforma mais óbvia é a da Previdência.
Gastamos com Previdência como um país escandinavo, mas sua população idosa é proporcionalmente a metade. O Brasil não tem idade mínima para se aposentar, o que é uma aberração comparado com o resto do mundo.
Como a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos pode afetar o Brasil? Vai tornar ainda mais difícil o país sair da recessão?
O principal mecanismo preocupante é a velocidade com a qual os juros vão subir nos Estados Unidos, o que pode reduzir a margem de manobra do governo brasileiro no curto prazo para estimular a economia.
Trump prometeu aumentar os investimentos, o que vai elevar os gastos e levar o Federal Reserve a subir os juros. Isso vai atrair capitais para os EUA e pode forçar os países emergentes a também subir os juros.
Se os Estados Unidos realmente ficarem mais protecionistas, China e México têm que se preocupar mais do que o Brasil. O efeito para a economia brasileira pode ser indireto em razão do que ocorrer na China.
-
RAIO-X
Nascimento
5 de janeiro de 1956, em Aracaju (SE)
Formação
Doutor em economia pela Unicamp
Carreira
É diretor-executivo do banco Mundial; foi diretor-executivo do FMI, representante do Brasil e de outros dez países; foi vice-presidente do Banco Mundial e assessor para assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 25/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,07% | 124.646 | (17h36) |
Dolar Com. | +0,29% | R$ 5,1640 | (17h00) |
Euro | +0,48% | R$ 5,541 | (17h31) |