Detran e Honda fecham parceria para avisar donos de carros sobre recall
Brendan McDermid - 10.jan.2017/Reuters | ||
Detran e Honda fecham parceria para convocar donos de carros em recall |
O Detran (Departamento de Trânsito) de SP fechou uma parceria com a montadora Honda para facilitar a localização de donos de carros convocados para recall.
As empresas vão compartilhar suas bases de informações sobre motoristas, número de chassis de veículos e endereços para convocar os proprietários de carros da empresa que precisam de reparos.
As chamadas serão feitas a partir de carta ou notificação "push" via celular (para os que possuem o aplicativo do Detran).
Poderão ser enviadas correspondência para motoristas cujos veículos foram alvo de recalls feitos antes da parceria.
A Honda espera recebermos informações referentes a 600 mil proprietários envolvidos em campanhas de recall da marca.
O compartilhamento de dados tem como objetivo aumentar a segurança do trânsito no Estado, diz Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.
"A quantidade de recalls é muito grande e a maioria deles relacionada a itens de segurança. Por outro lado, existe dificuldade para se conseguir a adesão dos proprietários ao recall", diz.
Levantamento do Procon-SP indica que apenas 12,82% dos proprietários de veículos atingidos por recalls no primeiro semestre de 2016 fizeram os reparos necessários.
O convênio não envolve pagamentos entre Detran-SP e a montadora. O custo do envio de cartas será da Honda.
Vieira afirma que o Detran já vem sendo procurado por outras montadoras e novas parcerias do tipo podem ser anunciadas em breve.
PROBLEMAS
Segundo o órgão, em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis no Brasil, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.
Em janeiro, a Honda realizou recall de 34.530 veículos para substituição preventiva do insuflador do airbag do passageiro. A ação era mais uma etapa de convocações para solucionar problemas em airbags produzidos pela japonesa Takata, cujas falhas de segurança afetaram milhões de veículos mundo afora.
A companhia informa que, em 2016, foram cerca de 495 mil automóveis convocados. Segundo a Honda, o índice de atendimento médio entre todas as campanhas vigentes, que envolvem automóveis e motocicletas, é de 49,9%.
A meta é reparar todos os veículos que necessitarem, diz a empresa.
Estima-se que 48% dos veículos da Honda que necessitam de recall estejam em São Paulo.
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