Site de encontros para adúlteros espionou conversas de participantes
A revista "Time" revelou que o site Ashley Madison, especializado em promover encontros entre pessoas que desejam trair seus parceiros, monitorou conversas de seus membros para analisar as motivações das mulheres que traem.
A revelação partiu de um estudo apresentado no 109º encontro anual da Sociedade Americana de Sociologia, ocorrido neste sábado (16) em San Francisco.
O professor Eric Anderson, da Universidade de Winchester (Inglaterra), apresentou um estudo feito a partir dos dados coletados pelo site, revelando que mulheres infelizes no casamento e que ainda amam seus maridos preferem trair a pedir o divórcio.
Anderson, que trabalha no site como "cientista de dados-chefe", teve acesso a 4.000 conversas entre 100 mulheres e seus pretendentes a amante, durante um mês. "Eu monitorei suas conversas com os homens do website, sem elas saberem que eu monitoraria e analisaria suas conversas", disse ele, segundo a "Time". "Os homens também não sabiam".
Eva Hambach - 10.fev.14/AFP | ||
Homem usa site de relacionamentos em seu computador em Washington |
Ele cruzou os dados das conversas com características informadas pelas mulheres ao se cadastrarem no site. Segundo Anderson, os termos de uso com os quais todo usuário do site afirma concordar no cadastro informam que os dados podem ser usados para estudo. "Claro que todo mundo lê cuidadosamente os termos", ironiza a repórter Belinda Luscombe.
Há duas semanas, outro site de encontros, o OK Cupid, revelou que também fez experiências com seus usuários. No blog do site, eles informaram ter feito alterações no algoritmo para mostrar perfis diferentes do desejado para 698.005 de seus usuários.
Eles calculam a compatibilidade entre perfis, e informavam a pessoas com 30% de compatibilidade que tinham 90% de semelhança. Com isso, queriam ver se aumentava o volume de conversas entre essas pessoas, que poderiam levar a encontros felizes ou infelizes. O resultado: não aumentava tanto assim.
Christian Rudder, um dos fundadores do OK Cupid, explicou da seguinte maneira a experiência: "Se você usa a internet, está sujeito a centenas de experimentos a qualquer momento, em qualquer site".
Sites de notícias podem testar a popularidade de manchetes e fotos por perfil de leitor, em tempo real, para decidir qual tem mais chance de ser lido. Sites de comércio eletrônico passarão semanas enviando ofertas de eletrodomésticos a quem os pesquisou.
Ainda em julho, o Facebook revelou ter feito um experimento com o seu algoritmo para manipular o humor de alguns usuários a partir das informações que veem destacadas em suas linhas do tempo.
Em sites de encontros, porém, as consequências podem ser maiores, como disse Rudder à "Time", no final de julho.
"Quando fazemos uma mudança, ainda que pequena, isso pode mudar a escolha de com quem as pessoas conversam, com quem flertam, com quem saem, e com certeza em alguns casos também com quem casam", disse ele.
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