Análise
Mensagens podem indicar o descontrole do avião da EgyptAir
O Airbus A320 da EgyptAir que caiu entre a Grécia e o Egito disparou uma série de alertas automáticos sobre o funcionamento de sistemas críticos da aeronave, informou nesta sexta-feira (20) a Rockwell Collins, empresa americana que fornece o aparato de comunicação à aérea egípcia.
A Rockwell não revela o teor. Segundo o site "Aviation Herald", foram sete mensagens que apontam falhas em sistemas essenciais que, se confirmadas, ajudam a decifrar o que houve a bordo.
Os alertas foram dados em três minutos, entre 2h26 e 2h29, horário local (21h26 a 21h29 em Brasília) –quatro minutos antes de aeronave desaparecer.
Entre eles, ainda de acordo com o site, estão 1) a detecção de fumaça no banheiro, indício de fogo a bordo; 2) fumaça nos aviônicos, sistemas elétricos e eletrônicos essenciais para o voo; 3) falha no piloto automático (na altitude em que estava, 11 mil metros, o avião estava em piloto automático); 4) falha no controle automático de aceleração (autothrust).
O cenário descrito –com a ressalva de que ainda requer confirmação– é compatível com a pior das panes em um avião: a chamada "falha catastrófica", quando uma série de problemas torna a aeronave incontrolável.
O fogo a bordo pode se tornar um deflagrador de falhas catastróficas. Entre eles está o voo 111 da Swissair, em que um incêndio fez um MD-11 cair no Atlântico, em setembro de 1998.
Tudo começou quando a tripulação sentiu o cheiro de fumaça a bordo. O incêndio se espalhou e o avião ficou ingovernável. A investigação concluiu que o avião tinha material inflamável na sua composição.
MISTÉRIO
A diferença, no caso de 1998, é que o piloto declarou emergência rapidamente. E a tripulação do EgyptAir não se comunicou, ainda não se sabe por quais razões.
Esse é um dos mistérios da queda até agora. Um dos primeiros procedimentos que os pilotos fazem em caso de incêndio é colocar a máscara que levam na cabine de comando.
É o mantra elementar que todo piloto sabe: primeiro deve voar o avião, depois saber para onde está indo (navegar) e, por fim, se comunicar.
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