Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2010 - 17h52

Hungria assume controle de empresa responsável por vazamento tóxico

Publicidade

DA REUTERS, EM BUDAPESTE

O primeiro-ministro da Hungria atribuiu à "negligência humana" um vazamento de lodo tóxico vermelho que matou oito pessoas na semana passada e disse que o governo vai assumir o controle da empresa responsável pelo desastre.

Equipes corriam para concluir um dique de emergência para evitar um segundo vazamento do subproduto da produção de óxido de alumínio do reservatório de lodo pertencente à empresa MAL Zrt.

Um milhão de metros cúbicos de lodo vermelho letal vazou do reservatório na segunda-feira passada, inundando três povoados locais e poluindo rios, incluindo um afluente do Danúbio.

Uma porta-voz do governo, Anna Nagy, disse que Zoltan Bakonyi, presidente da MAL, foi detido na segunda-feira por 72 horas. Ele está sendo interrogado pela polícia sob suspeita de colocar a segurança pública em risco e causar danos ao meio ambiente.

O primeiro-ministro Viktor Orban disse ao Parlamento que as pessoas prejudicadas pelo vazamento precisam ser indenizadas, que os empregos na fábrica precisam ser salvos, que os culpados devem ser responsabilizados e que outros riscos nas instalações da empresa precisam ser identificados.

"O maior desastre ecológico da Hungria foi causado por negligência humana, por permitir que um material perigoso vazasse", disse Orban.

"Precisamos colocar a empresa responsável sob controle do Estado, incluindo seus bens, até que essas quatro tarefas sejam concluídas", disse ele ao Parlamento.

O premiê afirmou que será indicado um comissário do Estado para assumir o controle da MAL e administrar seus bens. Na noite de segunda-feira, o Parlamento aprovou por 336 votos a favor, um contra e 13 abstenções uma lei que autoriza o Estado a assumir o controle da MAL Zrt.

"À luz do que aconteceu, temos boas razões para crer que havia pessoas que tinham consciência do enfraquecimento perigoso das paredes dos reservatórios, mas que, movidas por seus interesses particulares, acharam que não valia a pena consertar os muros e esperavam que fosse possível evitar problemas", disse Orban.

BARREIRA

Equipes de atendimento a desastres estavam trabalhando intensivamente para concluir uma barreira emergencial para proteger o vilarejo de Kolontar, para o caso de a parede enfraquecida do reservatório danificado desabar.

"Esperamos ter a barreira pronta até terça-feira", disse à TV2 um porta-voz do primeiro-ministro.

Com a cidade vizinha de Devecser, com 5.400 habitantes, ainda em alerta, e Kolontar esvaziada, a causa exata do desastre ainda não está clara.

Em comunicado postado em seu site no domingo, a MAL disse que as paredes do reservatório atendiam aos padrões exigidos de rigidez, com base nas constatações de uma pesquisa técnica feita em 1995.

Zoltan Bakonyi é filho do fundador da MAL, Arpad Bakonyi, que é a 28ª pessoa mais rica da Hungria, segundo uma lista de 2010 do jornal econômico "Napi Gazdasag", com bens líquidos no valor de 16,5 bilhões de forints (R$ 139 milhões).

O presidente e coproprietário da empresa, Lajos Tolnay, é o 21º colocado na lista, com bens que totalizam 23 bilhões de forints (R$ 194 milhões).

Uma equipe de especialistas ambientais da União Europeia chegou à Hungria na segunda-feira para auxiliar as autoridades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página