Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 09h28

Distúrbios de domingo deixaram cinco mortos no Marrocos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE
DE SÃO PAULO

Cinco corpos carbonizados foram encontrados em uma agência bancária que foi incendiada durante os distúrbios deste domingo na cidade de Alhucemas, anunciou o ministro marroquino do Interior, Taib Cherkaui.

Cherkaui atribuiu aos "agitadores" a violência em várias cidades marroquinas.

Os corpos não foram identificados até o momento, segundo o ministro, que informou ainda que 128 pessoas, incluindo 115 membros das forças de segurança, ficaram feridas nos distúrbios registrados nas cidades de Alhucemas, Larache e Marrakech.

Cherkaui também anunciou a detenção de 120 pessoas, incluindo menores de idade.

Neste domingo, milhares de pessoas se concentraram na capital do Marrocos, Rabat, para protestar contra o governo e pedir que o rei Mohammed ceda parte de seus poderes.

O protesto foi organizado por grupos opositores incluindo um autodenominado Movimento por Mudanças 20 de Fevereiro. A página do grupo no Facebook tinha o apoio de ao menos 22 mil pessoas.

Durante o protesto em Rabat, os manifestantes gritavam slogans como "O povo quer a queda do regime", e "O povo rejeita uma Constituição feita para escravos".
Segundo testemunhas do protesto, os manifestantes seguiram em passeata em direção ao Parlamento, sem sofrer a oposição da polícia.

"Este é um protesto pacífico para pressionar por reformas constitucionais, para restaurar a dignidade e para acabar com a corrupção e o saqueamento do dinheiro público", afirmou Mustapha Muchtati, do grupo Baraka (Chega), outros dos organizadores da manifestação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página