Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
21/07/2007 - 02h30

Desastre aéreo, Rossi, governo Lula e Pan

da Folha Online

Desastre aéreo

"É triste a circunstância em que estamos aprendendo um vocabulário completamente novo: grooving, arremeter, frenagem, aquaplanagem... Nas ruas, todos se sentem um pouco como técnicos de futebol em época de Copa do Mundo: 'o aeroporto tem que ser fechado', 'o problema foi na aterrissagem', dizem como se estivessem comentando um pênalti.
Antes da conclusão das apurações, porém, nada pode ser dito com precisão, se foi falha humana do piloto, falha técnica do avião, falha da pista. Certo é, no entanto, que, enquanto interesses econômicos e políticos imediatistas prevalecerem sobre o interesse público e Congonhas não dispuser de sistemas de segurança apropriados, toda falha mais grave será fatal."

MARY MATSUMURA (São Paulo, SP)

*

"Tivesse um parente no fatídico vôo da TAM, o assessor especial do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, teria tido a mesma atitude se fosse informado de que o acidente não teria sido motivado pela ineficiência do seu próprio governo?
Um pedido de desculpas seria suficiente? Marta, Mantega e Marco: o 'M' está fazendo escola. Pobres de nós."

GILBERTO ALVES STABELI (São José dos Campos, SP)

*

"O assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, disse: 'Aos que possam sentir-se atingidos por minha atitude, apresento minhas desculpas'.
Pois bem sr. Garcia, não aceito suas desculpas. Cada dia que passa me sinto atingido, ofendido, humilhado, envergonhado, triste, decepcionado, revoltado etc. Não só pelo senhor, mas também por tudo que vem ocorrendo. Acredito que milhões de brasileiros também se sintam assim; mas como o senhor abriu precedentes, permita-me fazer-lhe um gesto colocando minha mão fechada na altura do rosto, estendendo o dedo médio em riste dizendo-lhe: imbecil!"

DAVI DO ESPÍRITO SANTO (Foz do Iguaçu, PR)

*

"A imprensa também tem sua parcela de culpa na nova tragédia aérea brasileira, por sua pressão exagerada para que se resolvesse logo a conclusão e entrega da pista reformada em Congonhas."

ANTONIO C. CICCONE (Carapicuiba, SP)

*

"Ao lado de minha casa existe uma ladeira bastante íngreme. Observei várias vezes motoristas de caminhões ao estacionarem na ladeira usarem paralelepípedos ou vigas de madeira para travarem os mesmos. Obviamente seus freios de estacionamento não deviam estar em ordem. Se consultarmos os manuais dos fabricantes dos caminhões também não encontraremos impedimentos para que eles sigam rodando. Porém a 'Lei de Murphy' desaconselha esse procedimento, pois o paralelepípedo pode escorregar e um caminhão desembestado numa ladeira é imprevisível.
Assim, no caso do reverso defeituoso do avião da TAM, os pilotos estavam voando com um paralelepípedo debaixo de seus assentos. Agora que o acidente já aconteceu o importante é saber se não há outras aeronaves com paralelepípedos ou vigas a bordo, pois os aviões não passam de máquinas metidas a besta."

NESTOR RODRIGUES PEREIRA FILHO (São Paulo, SP)

-

Rossi

"Clóvis Rossi, mais uma vez, demonstra toda sua sobriedade no artigo 'A pista e os traidores' ( Opinião, 20/7). De fato, quem acompanha diariamente os 'atos' do governo Lula tem a impressão de que a atual gestão se movimenta à semelhança de uma cadeira de balanço: faz muito movimento, mas não sai do lugar."

MARCOS ROBERTO TEIXEIRA DE ANDRADE (Juiz de Fora, MG)

-

Governo Lula

"Se o presidente Lula estava aguardando um bom motivo para demitir Waldir Pires do Ministério da Defesa, demorou! Não há mais como admitir que políticos e politiqueiros continuem gerindo pastas estratégicas e eminentemente técnicas dentro do governo. Waldir Pires sai muito tarde de uma função para a qual jamais deveria ter sido indicado a exercer."

JORGE OLIVEIRA (Laguna, SC)

*

"O presidente Lula e seu governo só tem um plano para o país: administrar a sua imagem, aparecer na mídia só se associando as coisas positivas e fazer marketing político o tempo todo. Não bastasse a ineficiência e descaso do governo lulo-petista para com a segurança, os transportes, a educação etc., o gesto obsceno do senhor Márco Aurélio Garcia, assessor próximo a Lula, mostra a asquerosidade e o maquiavelismo deste governo. Chega de mentiras, manipulação de opinião pública e falta de compromisso com o país. Vaias para o presidente."

ARMANDO LIBARDI FILHO (Piracicaba, SP)

-

Pan

"No caderno Pan Rio 2007, a colunista Danuza Leão escreveu: 'O espetáculo me fez pensar mais na África. Acontece não esperar que tudo seja perfeito'.
O gerente de imprensa da delegação americana fez quase a mesma coisa ao fazer um cartaz escrito 'Welcome to the Congo'. Teve a mesma atitude que a colunista. Ele foi mandado embora do Brasil pela própria delegação americana. E a colunista, não será punida? O elogio ao atleta Diogo Silva foi apenas para acalmar o povo negro?"

LORINICE FATIMA DE ALMEIDA (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página