Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
01/03/2008 - 13h08

OAB; Lula; Eleição; Nepotismo; Trânsito

da Folha Online

OAB

"A propósito da indagação do sr. promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum ('Painel do Leitor', 29/2), sugiro que o mesmo leia o Código de Ética da OAB e observará que como existem profissionais e profissionais, existem advogados e advogados, e o Código disciplina à classe. A dignidade da Justiça jamais será ferida se eu, o sr. Jorge e nós, ao constatar-mos que está sendo afrontada, façamos algo que deveria ser lei: denuncie."

ADILSON JUSTINO DA SILVA (São Paulo, SP)

-

Comportamento republicano

"Alguém, por favor, pode me explicar o que é um 'comportamento republicano' ('Lupi tem 'o comportamento mais republicano', diz Lula', 29/2)? Um político brasileiro inapto e habituado à malversação da coisa pública teria um comportamento monarquista? E um ministro da monarquia parlamentar espanhola, honesto e idôneo a toda prova, seria um exemplo do tal 'comportamento republicano'? Ou seria essa mais uma daquelas expressões vazias com que tentam preencher o vácuo de boas ações os próceres de nossa inadjetivável República?"

FLOVIC POLACHINI (Peruíbe, SP)

-

Lula

"Mais uma demonstração da falta de respeito para com as instituições democráticas do nosso verborréico presidente Luiz Inácio. Desta vez agride de forma grosseira, mal-educada e totalmente em desacordo com a liturgia do cargo, como se estivesse em uma discussão de botequim de quinta categoria, na figura do ministro Marco Aurélio de Mello, todo o Poder Judiciário. Se já não bastasse ter transformado o Poder Legislativo em uma mercadoria de péssima qualidade, cujo preço varia de acordo com os interesses pontuais, parece agir de forma hostil a qualquer pessoa que se disponha, mesmo que com razão, a contrariar suas idéias e pensamentos. Como num ato falho, um ranço totalitário, ou tentando imitar seus admirados Chavez e Fidel, mais uma vez mancha a liberdade de expressão 'nechte' país. Que os que defendem a democracia fiquem bem atentos, para não alegarem depois, que nada sabiam."

LUIZ NUSBAUM (São Paulo, SP)

-

Eleição

"A nova urna que confere digitais dos eleitores deveria funcionar como um terminal de computação global das eleições, em que o voto seja um volante que, após ter sido computado, fique em poder do eleitor. O atual sistema eletrônico de votação não é garantia de eleição limpa, por não produzir o registro em disco de cada urna eletrônica, permitindo a fiscalização dos candidatos. Creio que o aperfeiçoamento anunciado para o sistema eleitoral passa em primeiro lugar pela fiscalização da distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita, o qual a Justiça Eleitoral concede aos partidos políticos a distribuição sem fiscalizar que o tempo seja dividido igualmente a todos os candidatos, permitindo com essa omissão que os candidatos que tentam a reeleição comprem o privilégio de se apresentarem com mais tempo e vezes no rádio e na TV. Essa anomalia foi objeto de representação ao atual presidente do STE. A prova dessa fraude é a baixa renovação dos políticos na Câmara Federal, assembléias legislativas e câmaras municipais, base do sistema democrático."

ORLANDO MACHADO SOBRINHO (Rio de Janeiro, RJ)

-

Profissão: político

"Para quem aspira galgar os patamares da economia nesse gigante-pela-própria-natureza, basta especializar-se em uma boa retórica, possuir um relacionamento interpessoal, ser convincente de suas eulálias em meio à turba que o aplaude entre bandeirolas trêmulas, gritos e palmas eufóricas.
As exigências são brandas na seara política, tendo em vista que a investigação social do candidato ao cargo escolhido não requer impedimento ao exercê-lo, caso vença o pleito. Se há alguma divergência nas certidões negativas, não tem problema pois, dos 513 deputados, 268 estão na mira de processos judiciais do STF, enquanto dos 81 senadores, 30 têm processos e não existem foros para investigá-los em defesa da escumalha que os elegeram.
É a profissão do futuro, onde predomina o sinecurismo com garantias salariais de uma aposentadoria vitalícia, direito à segurança privada, assistência médica, odontológica e ainda nomeia um suplemente, este sem nenhum esforço, desfruta de todas as oportunidades sustentado pelo erário.
Então, o que está esperando? Engaja nessa leva! Ou se preferir, seja reitor da UnB."

ANTONIO RICARDO VIANA CÂMARA (Fortaleza, CE)

-

Nelson Motta

"Lendo a coluna de Nelson Motta de 29/2, cheguei a conclusão que a BBC deve ser retirada do ar na Inglaterra, já que seus índices de audiência, apesar de significativos, não estão entre os primeiros das emissoras de sinal aberto do país.
Para a TV Brasil, seguindo os conselhos de Motta, deveríamos contratar campeões de audiência para que ela faça sentido. Podemos contratar João Kleber, Ratinho e Gugu Liberato.
Assim melhoramos a educação do povo brasileiro."

BERNARDO SAMPAIO (Brasília, DF)

-

Trânsito

"O trânsito de São Paulo só tem uma solução --e urgentíssima--, pois vem piorando rapidamente: Metrô. Todos os dias úteis, das 5h às 22h, é um suplício dirigir na cidade. São várias horas que poderiam ser melhor utilizadas e, além da demora, há maior consumo de combustível e maior poluição gerada para a mesma distância, prejudicando a todos. Mais metrô privatizado --convidando empresas estrangeiras--, porque o poder público é perdulário e incompetente e não tem o capital necessário."

MÁRIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

-

Nepotismo

"Aqui na cidade de Sumaré, interior de São Paulo, a Câmara Municipal aprovou uma lei contra o nepotismo. Até aí tudo bem. Mas, por 12 votos a 1, derrubaram uma subemenda que aplicava a lei também para os cargos do segundo escalão.
Fico assustado com isso. Afinal votei para um vereador que é favorável ao nepotismo, pelo menos em parte."

LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (Sumaré, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página