Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
15/03/2008 - 02h30

Trânsito, Nova York, Bolsa Família, CPMF, educação

da Folha Online

Trânsito

"Dia após dia o trânsito caótico da cidade de São Paulo vem se tornando mais caótico, batendo recordes de congestionamento. O transporte público funciona muito mal, ônibus e metrô de menos, e a cidade recebe a cada ano mais carros. Enfim, é preciso tomar medidas drásticas o quanto antes."

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

-

Governador de Nova York

"A renúncia do governador de Nova York demonstra que, num país sério, isso é o mínimo que faz o político quando é 'pego com a boca na botija'. Ele pagou a prostituta com o seu próprio dinheiro --não o do erário nem o de empreiteiras-- mas, mesmo assim, viu-se obrigado a sair de cena e pedir desculpas à população por ter traído sua confiança. Quanto mais desenvolvido e organizado o país, mais respeitado é o exercício do mandato popular.
O Brasil não pode ficar à margem de valores e procedimentos éticos que suas nações parceiras. Deveria, pelo menos, afastar os suspeitos. Esse procedimento evitaria os desgastes com o mensalão, os sanguessugas e outros escândalos que emporcalham a imagem da classe política nacional. Tem de acabar com a democracia do 'tudo pode', pois isso é anarquia."

DIRCEU CARDOSO GONÇALVES, dirigente da Aspomil --Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo (São Paulo, SP)

*

"Considerando os fatos, os acontecimentos e o comportamento de cada um, qualquer semelhança entre o senador Renan Calheiros e o governador de Nova York, Eliot Spitzer, é uma tremenda semelhança."

OSMAR CARLOS MEDAGLIA (São José dos Campos, SP)

-

Bolsa Família

"Ou estão nos enganando muito bem ou nós mesmos estamos a nos enganar. Fala-se muito na popularidade do presidente Lula, que diz-se, está nas alturas nas pesquisas dos ibopes da vida. Contudo, numa leitura mais atenta e dentro do contexto geral, pode-se concluir, sem grandes esforços, que esse 'fenômeno' nas pesquisas se deve em sua totalidade ao chamado 'ibope-bolsa família' ou 'ibope-marmita'. Ou já nos esquecemos da estrondosa vaia que o presidente levou no Maracanã na abertura dos jogos do Pan, quando não dava para selecionar pessoas? Depois disso, jamais apareceu em público em ambiente que não fosse controlado e cuja platéia é sempre composta por 'marmiteiros', 'bolseiros' e 'mensaleiros'. Concluindo, o 'homem' não está com toda essa bola não! É mais fruto de marketing e de imaginação do que de realidade. E, para arrematar, o Brasil está andando sozinho!"

LUIZ CARLOS SIZENANDO TEIXEIRA (Catanduva, SP)

-

CPMF

"Os números estão mostrando que a CPMF não faz a menor falta para o caixa do governo, que anunciou aumento de até 137% aos seus funcionários. Considerando o aumento de 5% dado aos aposentados do INSS e de 20% para os professores da rede municipal, é de se perguntar qual foi o aumento do professor aposentado do Estado mais rico do pais? E não esquecer de que Serra também queria a prorrogação da CPMF. Será que vai usar sua extinção para dizer que não tem dinheiro?"

IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

-

Educação

"Quero parabenizar o deputado Ivan Valente pelo artigo 'Premiação e castigo na educação' ('Tendências/Debates, 14/3). Finalmente um deputado se posiciona e 'espinha' sobre alguns pontos fulcrais da real conjuntura educacional nesse país, que tem exibido índices vergonhosos. Esperamos que a senhora secretária de Educação do Estado e demais autoridades competentes caiam na real e percebam que a visão mitológica da educação prevalece para quem vê os fatos 'de cima'. Quem enfrenta as salas de aula diariamente sabe a clara distinção entre verdade e mito na educação."

ANTÔNIO TAVARES DOS SANTOS (Hortolândia, SP)

-

Unipalmares

"A propósito do artigo do reitor José Vicente ('Tendências/Debates', 13/3), reitor da Unipalmares, acho importante observar que a classificação 'universidade para negros' já traduz um caráter discriminatório. Será que estes jovens formandos estão de fato galgando um degrau mais alto, ou estão se iludindo porque serão preteridos no mercado de trabalho quando apresentarem o diploma obtido numa instituição conhecida pela bandeira político-ideológica, e não pela excelência acadêmica? Lutar por um país mais igualitário é justo. Usar pessoas, sejam elas beges, marrons, cor-de-rosa ou azuis, como massa de manobra, me parece equívoco ou má-fé."

SÍLVIA LUIZA LAKATOS (São Paulo, SP)

*

"No dia 13/3 indubitavelmente assinala um marco histórico digno de uma sociedade que precisa do concurso desta significativa parcela do povo brasileiro.
Parabéns e vida longa a todos que tornaram possível este sonho realizado pela Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, formando sua primeira turma de 126 administradores, todos negros. Emocionante proeza, que haverá de frutificar, qualificando esse segmento para as inevitáveis tarefas afirmativas. A Folha nunca faltou com seu inestimável apoio à iniciativa e ao seu magnífico reitor José Vicente."

JOSÉ R. A. DE SANT'ANNA, professor da Faculdade de Direito da UFBA e vice-presidente da Anaad --Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes (Salvador, BA)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página