Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
02/04/2008 - 02h30

Dossiê, eleições, células-tronco, indenização, umbanda

da Folha Online

Dossiê

"A tática do PT sempre foi a de repetir uma mentira à exaustão para que se torne uma verdade absoluta. Querer passar a idéia de que o dossiê foi obra de um tucano infiltrado ou mesmo de um petista insatisfeito é querer fugir da verdade. Está mais do que óbvio que foi elaborado no subterrâneo do Palácio do Planalto, e por alguém querendo mostrar serviço para o chefe de plantão, e sua divulgação proposital para intimidar a oposição, como também é praxe no PT."

CLAUDIO LUIZ REBELLO VIDAL (São Paulo, SP)

*

"Chega a ser engraçado a forma como esse pessoal do governo se defende do que eles mesmos dizem e falam! Parecem avestruzes, que escondem as cabeças e 'pensam' que ninguém está vendo! E só isso que demonstra a defesa do ministro Jorge Hage no 'Painel do Leitor' www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0104200810.htm de 1º/4. Esse pessoal do governo Lula ultraja a nossa inteligência. O artigo de Clóvis Rossi, como sempre, demonstra o que todo mundo está vendo. Ainda bem que existem pessoas com coragem como o senhor Clóvis Rossi."

ANA LAURA ALVES LIRA (Campos do Jordão, SP)

*

"Lendo a reportagem 'Lula mobiliza base para defender Dilma' fc0104200804.htm ( Brasil, 1º/ 4), concluí que o presidente Lula não percebeu ainda que, além de cartões corporativos, interesseiros e palanques, há um país."

WAGNER COZZOLINO (São Paulo, SP)

-

Eleições

"Parece que o conceito de democracia ainda não chegou aos políticos. Estou começando a pensar que não sabem que democracia quer dizer governo pelo povo.
Nas próximas eleições municipais em São Paulo, o DEM e o PSDB brigam de foice para saber quem será o candidato. Por que não consultam o povo em vez de ficarem com fuxicas politicas? E uma consulta, no caso, passa a ser automática e sem plebiscito. Sejam ambos candidatos, Kassab e Alckmin.
É certo que se Marta for a candidata do PT, não irá levar mais de 50% dos votos para se eleger no primeiro turno. Um dos outros dois será o candidato ao segundo turno e será o escolhido pelo povo para tal. Se Marta não obteve 50% no primeiro turno, também não os obterá no segundo e poder-se-á dizer que quem for o escolhido foi o candidato do povo.
Será assim tão difícil ou predomina a fogueira das vaidades?"

MARIO CALICH (São Paulo, SP)

-

Células-tronco

"O ex-procurador geral da República Cláudio Fontelles demonstra total falta de compromisso com a verdade dos fatos, que ele parece enxergar unicamente através da lente de sua fé religiosa.
Primeiro, a afirmativa de que um zigoto é um ser humano pleno é uma afirmação que só se sustenta pela religião, não pela ciência. Artigo de fé, portanto.
Segundo, dizer que as pesquisas com células-tronco embrionárias não apresentam perspectivas promissoras é um dos maiores absurdos que já li. Qual o cientista que respalda semelhante afirmação?
Terceiro, com todo o respeito à religiosidade do ilustre membro do Ministério Público Federal, creio que ele deveria separar a sua fé do seu trabalho como agente do Estado, que é laico, ou deveria sê-lo, pelo menos."

GERARDO XAVIER SANTIAGO (Rio de Janeiro, RJ)

*

"Nessas questões atuais como células-tronco embrionárias, para muitos que não têm fé o secular é incompatível com o sagrado. Um absurdo! No pensamento cristão verdadeiro, sagrado e secular designam duas ordens distintas, mas não separadas. Assim como uma vocação religiosa é, por natureza, uma chamada a separar-se do mundo, conhecido como 'o desprezo do mundo' (contemptus mundi), o leigo cristão é chamado a santificar o mundo a partir de dentro, buscando as coisas eternas exatamente por meio das coisas temporais. O Código de Direito Canônico diz que a missão do leigo é 'permear e aperfeiçoar a ordem temporal das coisas com o espírito do Evangelho'. A verdadeira secularidade significa comportar-se de modo competente e coerente com o estado do leigo, e isto é o que faz responsavelmente o dr. Cláudio Fonteles. Parabéns a ele!"

LUIZ ANTÔNIO DA SILVA (São Paulo, SP)

-

Indenização

"Foi com imensa indignação que lemos a reportagem 'Marido de estudante morta por carrinho de obra é indenizado' ff2903200836.htm ( Cotidiano, 29/3).
É uma vergonha que empresários do porte do sr. Romeu Chap Chap tratem com tanto desprezo as vidas humanas e que se escondam na lentidão da Justiça brasileira.
Infelizmente, as indenizações estipuladas pela Justiça não levam na devida conta o patrimônio de quem comete crimes.
Esperamos que o recurso que o sr. Romeu Chap Chap está buscando encontre nos tribunais superiores uma condenação de acordo com o seu patrimônio."

MYRTHES MOREIRA MARCATTI (São Paulo, SP)

-

Itaipu

"Leitora da Folha, tomei conhecimento no caderno Dinheiro de 27/3 da contratação de projeto arquitetônico www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2703200823.htm do novo centro administrativo de Itaipu, executado pelo escritório de arquitetura do sr. Oscar Niemeyer, no valor de R$ 4,7 milhões.
Gostaria de saber da diretoria de Itaipu quando e em quais periódicos da imprensa (jornais) e de comunicação de grande circulação nacional foi divulgado a licitação pública para este projeto de arquitetura?
Se não houve licitação, quais os motivos técnicos e jurídicos que justificam ou embasam tal contratação deste projeto de arquitetura sem a licitação pública?
Por favor, solicito informações com todos os detalhes, para nossa compreensão."

SONIA GONÇALVES (São Paulo, SP)

-

Impostos

"Muito boa a entrevista com o ex-secretário Marcos Lisboa, no que se refere a alta de juros como a medida mais certa na rota do crescimento a longo prazo.
No momento em que a inflação novamente volta a ser noticia depois de muitos anos, a única medida real de desaceleração da economia é a taxa básica de juros.
A atitude da equipe econômica de aumentar o IOF para suprir a extinção da CPMF é apenas um exemplo de como ela adota medidas urgentes de forma errônea e sem medir as supostas conseqüências, colocando o país num momento importante da política internacional na contramão."

FILIPE LUIZ RIBEIRO SOUSA (São Carlos, SP)

-

Umbanda

"Em primeiro lugar, quero parabenizá-los pelas ótimas fotografias que foram publicadas no caderno Mais! sobre os 100 anos da umbanda.
Quanto à reportagem, o que me causou impacto negativo foi sobre as pombagiras. Não gosto de celeumas, mas não posso ler algo que não condiz com a verdade, em se falando de uma entidade do astral que apenas trabalha no lado negativo da criação.
Vejo ali exposto estorieta que impregna a opinião de pessoas tanto dentro e fora da religião de maneira errada.
O senhor Prandi talvez não tenha vivenciado a umbanda verdadeira, onde trabalhamos com guias de luz, não importa se são exus ou pombagiras.
Uma pombagira, quando baixa em um terreiro, se ela não tiver um comportamento adequado a uma casa religiosa, pelo amor Deus, não é pombagira, é um encosto e um estorvo que deve ser afastado imediatamento, e o seu médium ir para tratamento. E se este não quiser, que procure um lugar onde poderá dar vazão ao seu lado devasso.
Que bons conselhos poderá dar um espírito em débito com as leis e a justiça divina a um consulente? Nenhum!
Sou médium de umbanda há muitos anos. Tenho 45 anos, três filhos e acho uma falta de respeito como foi exposto uma linha de ação da umbanda, onde denigre a imagem também de nós médiuns mulheres.
Lembrem-se: numa casa religiosa, o respeito está acima de tudo. Se existem pessoas com um mental conturbado e libidinoso, procurem um tratamento psicológico ou psiquiátrico, mas não aceitamos culpar uma linha de ação tão mal compreendida como a esquerda.
Não existe exus femininos. Exus são masculinos. Que o orixá exu perdoe este que escreveu estas historinhas de sexo mal-resolvido e outras taras a mais.
Ao senhor Prandi, aconselho começar estudar de novo, ou de maneira correta não só a linha de esquerda, mas todas as linhas de ação dentro da umbanda, que é bem diferente do candomblé. A umbanda e o candomblé têm dinâmicas diferentes de atuação.
Não falo daquilo que não sei. Procuro, sim, o respeito e a liberdade de expressão religiosa para os cultos ligados aos orixás e aos espíritos, e não histórias imorais que ajudam no menosprezo da mesma e de seus adptos.
Também digo: umbanda não é da classe média, mas, sim, de todas as pessoas que necessitam de apoio espiritual, onde podem receber uma palavra de uma entidade de luz.
Espero que este digno jornal publique o que é correto. Afinal de contas é um formador de opinões.
Isto é apenas um desabafo de quem respeita, ama e vivencia a umbanda! Que oxalá ilumine a todos!"

MONICA A. LOUZADA (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página