Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
15/11/2009 - 02h30

Apagão, cinema, Sarney, barulho, Olimpíada, Deus, Geisy

da Folha Online

Apagão

"As declarações mais estapafúrdias das nossas autoridades revelam o nível a que se pode chegar para tampar o sol com a peneira. Não existe dentro destas pessoas o mínimo de senso de ridículo; falam por serem inimputáveis em algum tipo de crime contra o Estado por falar 'abobrinhas'.
A responsabilidade destes, nestas questões, funciona como um 'apagão' geral em nossas mentes, reforçados que são por propagandas massivas de que 'tudo está muito bem, cada dia melhor'.
Acredite no Grande Irmão, ele garante aos amigos uma parcela periódica de caridade, que lhes garante o apoio irrestrito a qualquer tipo de ações, e que ações!
Disso tudo, o que podemos perceber é que no íntimo existe um desejo totalitarista para se manter tudo como está, levando a crer que isto é a verdade.
A falta de luz vai muito além de um simples apagão, que arrasta consigo 60 milhões e 18 Estados."

CÉSAR SILVA (São Paulo, SP)

-

Cinema

"O Brasil não se encontra atrasado apenas na parte técnica da exibição de filmes, mas principalmente no incentivo à ida ao cinema ('Aperto digital', Ilustrada, 13/11).
Um país onde a maior parte da população não pode gastar R$ 24 na aquisição de um ingresso deve investir em salas que atendam o público popular, mas com qualidade; atributo esse ausente até mesmo na terra dos blockbusters."

FABIANA IGNACCHITTI FACCI (Ribeirão Preto, SP)

-

Sarney

"Em sua coluna, José Sarney ('Identidade nacional', Opinião, 13/11) se mostra nostálgico e compara a 'informativa e culta imprensa europeia' com a incomoda e instigadora de escândalos imprensa nacional, inspirada na americana. E ele, inspirado numa enquete em curso na França, declara que gostaria de promover igual enquete no Brasil ('Qual a identidade de ser brasileiro?').
Começo por responder sua enquete, senhor --e não excelentíssimo- senador: brasileira frustrada em ver tanta corrupção, as mais recentes com sua assinatura, impunes; preocupada, em ver sementes de exemplos que germinarão nos jovens de hoje, responsáveis pela identidade do Brasil de amanhã; indignada, por ver o messianismo crescente de nosso presidente distorcendo e manipulando fatos e mentes. Tudo isso em um país tão abençoado por tantas outros dotes!
Em bom baianês, lhe diríamos: 'Se manque, senador. Nos livre de sua hipocrisia!'"

MARIA DE FATIMA DIAS COSTA (Salvador, BA)

-

Barulho

"De quem é a responsabilidade por fiscalizar o barulho dos escapamentos dos veículos automotores? Nada contra esses caros brinquedinhos, que são as grandes e caras motocicletas, mas esses 'adolescentes de 40 anos' ou mais também deveriam estar sujeitos às leis de boa convivência.
Coragem CET! Não precisará nem de equipamento para constatar que os decibéis destas 'máquinas' chegam a níveis infernais.
Só multa de rodízio não vale!"

FRANCISCO JOSÉ MARTINS (São Paulo, SP)

-

Olimpíada 2016

"É papel da imprensa, sem dúvida, o dever de informar.
Porém, quando li a reportagem 'Comitê carioca confirma estouro de 36% nas contas' ( Esporte, 12/11), nas palavras do secretário-geral e do presidente do COB, sinto que melhor seria não ter aberto o jornal.
Como deixar de informar os gastos, dizendo que, primeiro, prestará contas ao COI? E a farra de Copenhague? E ainda afirmar que os 'números são esses', para depois falar sobre o orçamento da campanha? E tudo com o nosso dinheiro?
Seria bem melhor não ler essas coisas!"

JOSÉ BUENO LIMA (Santo André, SP)

-

Deus

"Sou evangélico e gostei muito do texto do sr. Cláudio Guimarães dos Santos ('Deus é fiel', 'Tendências/Debates', 12/11), pois há tempos tive uma indignação muito parecida ao ver tantos adesivos 'Deus é fiel'.
Todavia, ao refletir um pouco (sou conhecedor da Bíblia sagrada), pude perceber que a tal fidelidade expressada nos adesivos refere-se à fidelidade de Deus em relação à sua palavra. Cabe, assim, nos encaixarmos --se quisermos-- nas promessas dele, que estão estampadas na Bíblia sagrada. Certamente ele as cumprirá. Afinal, Deus é fiel à sua palavra."

MICHAEL ROMANIO (Curitiba, PR)

-

Geisy

"Sendo assinante deste conceituado jornal, e dentro de tudo aquilo que tenho lido e visto a respeito do assunto, sendo professor universitário há quase 18 anos, concordo plenamente com o que disse a assinante e leitora Cecilia Moricochi Morato ('Painel do Leitor', 12/11), quando afirma: '... estamos também vivenciando a cultura do é proibido punir'.
Sem dúvida, os fatos precisam ser muito bem e exaustivamente analisados e ponderados, sendo aplicado o vigente princípio constitucional da ampla defesa, não se justificando, evidentemente, os atos de barbárie e de histeria coletivos ocorridos."

FRANCISCO JOSÉ BICUDO PEREIRA (São Paulo, SP)

-

Clima

"Li o artigo 'Enfrentar as mudanças climáticas', do governador José Serra ('Tendências/Debates', 10/11), e fiquei entusiasmado.
Todavia, vi que o meu entusiasmo fora precipitado, uma vez que as metas só passam a vigorar a partir de 2011, ou seja, quando o governador já será outro --a não ser que Serra desista de ser candidato à Presidência da República e dispute a reeleição em São Paulo.
Assim, Serra ficará apenas com o bônus da promulgação da lei, e o seu sucessor com o ônus de tomar medidas geralmente antipáticas, necessárias à redução da emissão do CO2.
Portanto, as conclusões a que chego são: a falta de coragem para enfrentar o assunto não é só do governo federal; e ainda sou bastante ingênuo em relação ao que dizem os políticos."

NOEL PEDRO TEIXEIRA (Piracicaba, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página