Publicidade
Publicidade
Publicidade

PT recomenda que candidatos defendam Lula na propaganda eleitoral

Reunido nesta sexta-feira (16), o comando do PT decidiu recomendar a seus candidatos a prefeito a leitura de uma nota em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a propaganda de rádio e TV.

Na última quarta (14), a força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, apresentou denúncia contra Lula. Procuradores o apontaram como o comandante do esquema de corrupção na Petrobras.

A cúpula do partido vai enviar um texto base para seus candidatos em todo o país, dando-lhes a liberdade de produzir sua própria mensagem. Dois dirigentes do PT ficaram encarregados de orientar os candidatos.

A nota será de 30 segundos e o teor será elaborado em conjunto com o Instituto Lula.

Presidente do partido, Rui Falcão afirmou que nenhum candidato —nem mesmo o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad foi previamente consultado sobre a recomendação.

Falcão descartou, no entanto, a possibilidade de constrangimento já que a veiculação não será obrigatória.

O coordenador de campanha de Haddad, vereador Paulo Fiorilo, já informou que o prefeito exibirá a mensagem na propaganda eleitoral. A forma de veiculação ainda não está definida.

"Lula não pode ser causa de constrangimento para ninguém no PT", disse Fiorilo.

Responsável pela orientação dos candidatos, o secretário de Organização do PT, Florisvaldo Souza, afirma que a redação do texto será iniciada na segunda (19) e que a sigla vai sugerir sua divulgação nos sites dos candidatos.

Falcão diz que Lula tem sido cauteloso e só participa de atividades eleitorais quando convidado. Ele reconhece a existência de candidatos que escondem a estrela petista e as cores do partido.

"Há quem acredite que não pôr a estrela do PT pode melhorar a situação. Para quem vê o PT como elemento de rejeição e quer esconder, o adversário é o primeiro a mostrar", disse Falcão.

O presidente do PT explicou que, para evitar punições, como perda de tempo de TV, a imagem de Lula não será exibida. O partido foi punido pelo uso de imagem de Lula na propaganda eleitoral.

O presidente do PT insistiu no discurso de que existe uma tentativa de interdição da candidatura de Lula à Presidência em 2018.

Questionado sobre a hipótese de lançamento de outros candidatos, como o pedetista Ciro Gomes, Falcão disse que o partido "não está cogitando nomes fora do PT".

Após reunião com a cúpula do PT, Falcão contou que Lula foi desaconselhado a deixar o país neste momento, abrindo mão de reunião com sindicalistas em Nova York, para se dedicar à defesa.

O ex-presidente também visitará três estados do Nordeste na semana que vem. Na volta, Lula participará de uma atividade de campanha ao lado de Haddad.

Apesar de apelos para que assuma o comando do partido, Lula resiste sob o argumento de que um ataque a ele atingiria, de um golpe só, a sigla. O ex-presidente alega também que o convite contradiz seu desejo de renovação partidária.

Falcão foi irônico ao comentar críticas do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ao discurso de Lula. "Tem tanta coisa que ele deveria responder, vários escândalos."

O que pesa contra lula

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade