Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prefeito eleito de Guarulhos promete cortar 30% das secretarias e cargos comissionados

Junior Lago - 30.out.2016/Fotoarena/Folhapress
Guti (PSB), prefeito eleito em Guarulhos, comemora a vitória com eleitores
Guti (PSB), prefeito eleito em Guarulhos, comemora a vitória com eleitores

O prefeito eleito de Guarulhos, Guti (PSB) diz que "enxugamento" será a palavra de ordem de sua administração. Promete que, ao entrar, cortará no mínimo 30% das secretarias cargos. Quem sobrar na administração terá que ter ficha limpa, garante o ex-vereador que, aos 31 anos, é o prefeito mais novo da cidade.

*

Folha - Que medidas que tomará quando for empossado?

Guti - Enxugamento da máquina é palavra de ordem. Guarulhos tem 32 secretarias e coordenadorias e cerca de 2.000 cargos comissionados. Temos que reduzir bastante e fazer auditorias em contratos para investir em políticas públicas. A linha de corte não pode ser menor do que 30% [das secretarias e dos cargos].

O projeto de Ficha Limpa para cargos comissionados foi sua bandeira. Será pautado?

Será uma prática nossa nomear apenas quem é ficha limpa. Também faremos esforços para que o projeto para vire lei, que qualquer prefeito terá que cumprir. Se conseguirem derrubar o veto, estaremos mais avançados. Se não, a bancada do PSB na Câmara vai reeditar o projeto.

Quais são os partidos com quem vai governar?

Com os quatro da coligação [PSB, PSC, PPS e Rede]. O PSDB [dois vereadores eleitos] declarou apoio depois do primeiro turno; o PRB e o PSDC [um eleito], também. Temos uma boa relação com o PSD [dois eleitos]. Um dos vereadores do PP declarou apoio, além dos dois vereadores que o PTB elegeu. Mas a aliança, acima de partido, será com a população.

O apoio que recebeu do vice-governador, Márcio França, explica por que o tucano Carlos Roberto ficou em sexto?

O Márcio França foi um dos maiores pensadores [na eleição]. Ele cumpriu tudo que prometeu –deu segurança de que ia lançar a candidatura e até mesmo [em relação a] repasses do fundo partidário. Foi um diferencial. Agora, quando ao PSDB, o projeto deles não decolou muito.

Em 2012, o mesmo candidato do PSDB se saiu melhor.

Sim, ele foi ao segundo turno. Mas o PSB é um partido de terceira via. Muitas pessoas aqui em Guarulhos estão cansadas de PT e PSDB.

O PSB elegeu cinco prefeituras região metropolitana, foi o terceiro que mais elegeu.

Essa foi a visão do Márcio França, que conduziu muito bem o Estado inteiro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade