Publicidade
Publicidade
Publicidade

Desafios de SP: confira os principais obstáculos da próxima prefeitura na segurança

O tema de hoje da série Desafios de SP é a segurança. No vídeo acima, o repórter Rogério Pagnan fala sobre as principais dificuldades que o próximo prefeito terá que enfrentar. Abaixo, estão os desafios compilados com a ajuda de especialistas no assunto.

*

Ocupar o espaço público e estimular a convivência

Estimular as pessoas a conviverem no espaço urbano diminui a sensação de insegurança, que por vezes não corresponde ao perigo real. "É preciso combater o medo das ruas. São Paulo tem menos roubo que Buenos Aires, mas as pessoas se sentem mais seguras lá. A cidade cresceu desordenadamente a partir do medo e isso produziu violência e segregação", avalia Bruno Paes Manso, pós-doutorando no Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Abrir um canal de discussão com a PM

Mesmo que a Polícia Militar seja subordinada ao governo do Estado, isso não significa que a Prefeitura não possa dialogar com a corporação, elaborando estratégias de segurança e debatendo formas de atuação.

Investir na iluminação pública e na instalação de equipamentos de segurança

Na alçada da prefeitura, investir em iluminação e câmeras ajuda a ter controle sobre os crimes e sobre a atuação da própria Polícia Militar, afirma Paes Manso.

Articular a Guarda Municipal com as outras forças de segurança

É importante pensar em como a Guarda Municipal e a Polícia Militar podem se complementar, em vez de se sobrepor. Além de contribuir na preservação do patrimônio público, a Guarda poderia prevenir e mediar conflitos.

Melhorar o acolhimento das denúncias de violência policial

Para combater a violência de agentes da Polícia Militar, é necessário que as vítimas tenham acesso a um programa de proteção de testemunhas eficaz. Uma pesquisa do Datafolha realizada no ano passado mostrou que 62% das pessoas que vivem em cidades com mais de 100 mil habitantes têm medo da polícia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade