Publicidade
Publicidade
Publicidade

Produtora de TV transforma campanha de Russomanno em show para as câmeras

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 22-09-2016, 12h20: ASSESSORA RUSSOMANO. Mara Araujo, uma das assessoras que trabalham com o candidato Celso Russomano, durante visita a Instituicao Beneficente Israelita no bairro do Bom Retiro. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, PODER) ***EXCLUSIVO FSP***
A produtora Mara Araújo acompanha Celso Russomanno em evento na Instituição Beneficente Israelita

Celso Russomanno (PRB) desce a ladeira da Rua 6 da Vila Sapopemba, extremo da zona leste de São Paulo, seguindo à risca o roteiro do político em busca de votos. Abraça moradoras, pega crianças no colo, cumprimenta os frequentadores dos botecos e posa para selfies.

Em meio ao tumulto, uma assessora rompe o aglomerado e sussurra algo no ouvido de Russomanno. Ele, então, ergue a cabeça e percebe um terreno baldio usado como depósito de lixo. Em segundos, tudo já esta preparado para que a imundice vire cenário de seu discurso para a campanha de TV.

Célebre pela atuação em programas populares de televisão, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo levou para o centro de sua campanha a jornalista Mara Flávia Araújo, coordenadora do "Patrulha do Consumidor", quadro estrelado por ele e exibido no "Programa da Tarde", da TV Record.

Desde agosto, ele não aparece em compromissos de campanha sem que ela esteja ao lado.

Mara trabalha com Russomanno desde 2013, quando o conheceu na Record. "Eu parei o Celso no corredor da emissora e dei uma sugestão para o quadro. Ele gostou tanto que falou com o meu chefe e me puxou para o núcleo do 'Patrulha'", lembra.

Daí em diante, sua carreira decolou. De produtora passou a ser responsável pelas pautas do quadro e, em pouco tempo, já era a chefe das oito pessoas que compunham o núcleo, abaixo apenas do próprio Russomanno.

Quando ele se afastou por causa da campanha eleitoral, em 30 de junho, ela resolveu acompanhá-lo. "Não foi pelo lado financeiro, foi pelo desafio. Ele ajuda muitas pessoas", justifica.

Mara goza da confiança do chefe. Eles chegam e vão embora dos eventos no mesmo carro. "Aproveito o trajeto para discutir as notícias do dia e os próximos passos da campanha dele", diz.

Ela se apresenta como assessora de comunicação, mas quem vê seu trabalho tem a impressão de que ela funciona como uma espécie de diretora do grande evento televisivo que é a candidatura Russomanno.

Nas caminhadas, fica a poucos passos de distância do candidato, atenta a tudo, orientando-o e regendo uma equipe de filmagem de cinco pessoas, entre cinegrafista, técnico de som e auxiliares também egressos do "Patrulha do Consumidor".

Na caminhada em Sapopemba, Mara não gostou do cenário de casas de alvenaria e ruas pavimentadas.

Descobriu, então, um espaço em que barracos se equilibravam à beira de um córrego em que corria esgoto a céu aberto. Em pouco tempo, estava tudo armado para mais um discurso indignado do líder das pesquisas."

'ELA É ARTISTA?'

Loira de olhos azuis, Mara chama a atenção nos eventos de campanha. Na Vila Formosa, dois meninos perguntam: "Ela também é artista?".

"As pessoas pedem para tirar selfies comigo", diverte-se a jornalista. Além dela, pelo menos seis moças acompanham as caminhadas do candidato, distribuindo fotos que depois serão autografadas.

No último sábado (17), Mara chegou para uma caminhada na zona leste, bolsão mais pobre da cidade, de salto alto e bolsa a tiracolo.

Na ocasião, não pensou duas vezes quando teve que subir por um barranco para pedir silêncio a uma moradora que falava alto, atrapalhando a gravação. "Você pode falar mais baixo? Estamos gravando."

A disposição, diz ela, vem da rotina de triatleta. "Acordo às 5h todos os dias para correr, andar de bike ou nadar."

Aos 28 anos, Mara é novata em campanha eleitoral. No currículo, além da Patrulha do Consumidor, estão reportagens para jornalísticos das TVs Bandeirantes e Record.

Publicou no YouTube algumas de suas matérias, que variam da cobertura de um assassinato com decapitação até uma entrevista com a modelo Sabrina Boing Boing, célebre por colocar 2,5 litros de silicone em cada seio.

Sobre o futuro, não quis responder se abandonará a carreira na Record, onde está de licença não remunerada, para seguir Russomanno para na prefeitura, caso ele seja eleito. "Não sei... Gosto muito de passar meu sentimento pela televisão."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade