Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gestão Haddad autoriza festa contra adversários na véspera da eleição

A Subprefeitura da Sé autorizou a realização de festival de música crítico aos candidatos João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB) na praça Roosevelt no sábado (1º), véspera da eleição. Os três estão à frente nas pesquisas do prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição.

Na quarta (28), o Ministério Público pediu uma liminar à Justiça Eleitoral para cancelar o evento. O promotores José Carlos Bonilha e Vera Lúcia Taberti argumentam que a descrição e o local da festa têm cunho político-partidário.

"Este ano foi ano de golpe na democracia brasileira. Agora, em São Paulo nos ameaçam Marta, Russomanno e Doria com seus retrocessos", dizia a divulgação no Facebook do festival #ResisteSP. A página foi alterada.

Segundo os organizadores, a citação aos três candidatos se deve à liderança nas pesquisas e por representarem o conservadorismo. Afirmam, também, que o evento não está ligado a nenhum partido.

A lei veda realização de eventos de caráter eleitoral a menos de 200 metros de escolas e igrejas funcionamento e de estabelecimentos militares. Nas imediações da Roosevelt, há duas igrejas e duas escolas. Além disso, a praça abriga uma base da Polícia Militar e outra da Guarda Civil Metropolitana.

Moradores da região procuraram a prefeitura argumentando que o agendamento do festival deveria ter sido feito com 30 dias de antecedência. Baseavam-se em uma norma da subprefeitura, de 2015, e em um acordo do mesmo ano entre a gestão da Sé e o Ministério Público Estadual, firmado devido a reclamações de barulho.

Procurada pelos moradores, a prefeitura inicialmente afirmou que não autorizaria o festival, mas voltou atrás. As associações de bairro procuraram a Promotoria Eleitoral na terça-feira (27).

O festival #ResisteSP programou shows gratuitos do cantor pernambucano Otto, do rapper Rincón Sapiência, entre outros músicos. Também está prevista discotecagem dos coletivos Santo Forte, Discopedia, Batekoo e Soundsystem.

Nas eleições de 2012, dois eventos semelhantes aconteceram na praça Roosevelt. O festival Amor Sim, Russomanno Não aconteceu dois dias antes do primeiro turno. A uma semana do segundo turno, a edição Existe Amor em SP levou uma multidão à Roosevelt para ver shows de Criolo e Gaby Amarantos.

Alguns organizadores do Existe Amor em SP passaram a integrar a gestão em 2013. Rodrigo Savazoni foi nomeado chefe de gabinete na Secretaria Municipal de Cultura. Alê Youssef e Pedro Alexandre Sanches integraram a curadoria da Virada Cultural.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha, a prefeitura informou que autorizou a realização de um show. O pedido registrado não explicita cunho político. Ainda de acordo com a administração, o acordo de 2015 pede agendamento com mínimo de 30 dias apenas para eventos com mais de mil pessoas. No pedido, o público estimado pelo #ResisteSP é de "aproximadamente mil pessoas", dispensando a antecedência.

Os organizadores afirmam que festa não manifestará apoio a partidos e não recebeu aporte financeiro de campanhas. "Não escondemos que é contra o conservadorismo, mas não representa nenhum candidato", diz Warley Alves, produtor cultural.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade