Publicidade
Publicidade
Publicidade

Como escolher candidatos a prefeito e vereador

Alan Marques 03.out.2014 / Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 03.10.2014. às 10H20. Fac-simile da urna eletrônica que será usada no próximo domingo é exposta na entrada do auditorio do TSE. O Tribunal Superior Eleitoral promove encontro para apresentar o processo eleitoral brasileiro para os observadores internacionais das eleições de 2014. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
Urna eletrônica usada durante as eleições

Com as eleições municipais se aproximando, os eleitores que ainda estão indecisos podem acessar ferramentas que prometem facilitar a escolha dos candidatos.

A principal é o site do TSE, que tem um banco de dados com todos os candidatos, propostas de governo, financiamento da campanha, despesas, lista de bens e eleições anteriores. Também é possível checar as certidões apresentadas e descobrir se o candidato é Ficha Limpa.

No caso dos vereadores que tentam a reeleição, uma boa opção para o eleitor é conferir o ranking do Movimento Voto Consciente, que acompanha o desempenho dos vereadores e dos deputados estaduais em São Paulo. Entre os critérios, está a presença em votações e comissões na Câmara, o número de projetos aprovados, a transparência, a fidelidade partidária e a fiscalização.

O histórico dos deputados federais e senadores que agora são candidatos pode ser visto no projeto Excelências, da Transparência Brasil. O eleitor tem acesso a ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, produtividade legislativa, como o parlamentar votou em matérias, emendas ao orçamento, faltas e uso de cota parlamentar.

O site da Folha conta com uma seção com promessas feitas pelos candidatos à prefeitura, avaliadas com a ajuda de especialistas.

A Folha também promoveu sabatinas com os principais candidatos. O leitor encontra, ainda, a biografia de cada um, com polêmicas e frases.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade