Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ibope mostra PMDB à frente em Porto Alegre e incerteza no segundo lugar

Facebook/Reprodução
Candidato Sebastião Melo em campanha em Porto Alegre
Candidato Sebastião Melo (PMDB) em campanha em Porto Alegre, neste sábado (1º)

As vagas para o segundo turno na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre (RS) permanecem incertas. Segundo última pesquisa Ibope, publicada na sexta-feira (30), o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), segue como favorito, com 31% dos votos válidos.

Melo é seguido por Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 21%, Raul Pont (PT), com 19%, e Luciana Genro (PSOL), com 14% dos votos válidos. Para calcular esses valores, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os indecisos.

Considerando-se as intenções de voto, Melo aparece com 26%, seguido por Marchezan, com 18%, Pont, com 16%, e Luciana, com 12%. Os três últimos aparecem tecnicamente empatados, já que a margem de erro é 3% para mais ou para menos. O empate técnico entre eles se repetiu nas últimas três pesquisas.

EX-LÍDER

Ocupando atualmente o quarto lugar na corrida eleitoral, Luciana já foi a primeira colocada na primeira pesquisa Ibope, de 22 de agosto. No início da campanha, a candidata aparecia com 23% da intenção de votos, seguida por Pont, com 18%, Marchezan, 12%, e Melo, 10%.

Para o PSOL, a justificativa para a queda é o tempo de propaganda gratuita na televisão e rádio.

Luciana aparece por 12 segundos no horário gratuito. O tempo é suficiente só para dizer que tem "as mãos limpas" –uma provocação aos candidatos do PSDB, PT e PMDB, partidos citados em escândalos políticos.

Assim que a propaganda gratuita iniciou, Luciana despencou e Melo avançou. O vice-prefeito é apoiado por uma coligação de 14 partidos, o que lhe rende tempo total de três minutos e 52 segundos, cerca de 40% do total dos 10 minutos de propaganda.

Na televisão, a falta de segurança na capital apareceu na campanha de praticamente todos os concorrentes. O atraso na entrega das obras que deveriam estar prontas desde a Copa do Mundo de 2014 também foi tópico da oposição, como Marchezan e Pont.

Chamou atenção a ausência das lideranças nacionais dos partidos nas propagandas. A exceção foi Raul Pont, que contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "Quero o melhor para a minha cidade", diz Dilma no vídeo, ao lembrar "teve sua filha e construiu sua vida" na cidade.

O programa de Pont, entretanto, oculta a estrela vermelha, símbolo do PT.

Figuras nacionais como o senador Aécio Neves (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB), assim como o governador José Ivo Sartori (PMDB) não foram mencionados pelos candidatos dos partidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade