Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com escolas ocupadas, Paraná vai ter Força Nacional na eleição

Com cerca de 800 escolas estaduais ocupadas, o Paraná terá que alterar 205 locais de votação no domingo (30), dia do segundo turno das eleições, e vai contar com o reforço da Força Nacional para garantir a segurança do pleito.

O pedido foi aprovado na noite desta terça (25) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os soldados irão atuar em três municípios: Curitiba, Ponta Grossa e Maringá.

Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a ideia é garantir a segurança nos novos locais de votação e evitar confrontos entre manifestantes contra e a favor das ocupações, como vem ocorrendo.

As ocupações, que já duram cerca de três semanas, foram organizadas por estudantes em protesto contra a reforma do Ensino Médio pelo governo federal. Parte dos alunos, porém, não concorda com as manifestações e pede o retorno às aulas. Nesta segunda (24), um aluno morreu assassinado numa escola ocupada.

Os alunos iriam votar em assembleia nesta quarta (26) os rumos do movimento.

Com a realocação das urnas, o TRE gastou R$ 3 milhões a mais em logística nestas eleições. No total, 700 mil eleitores terão o local de votação alterado no Paraná.

Em Curitiba, os eleitores terão linhas de ônibus especiais entre o antigo e o novo local de votação. Serão 56 rotas, que funcionarão gratuitamente no dia 30.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade