Publicidade
Publicidade
Publicidade

Concorrentes no Recife se acusam de 'ingrato' e de 'candidato do PT'

Gustavo Bezerra/PT - Humberto Pradera/PSB
O prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Julio (à dir.) e o deputado João Paulo Lima (PT)
O ex-prefeito João Paulo Lima (PT) e o prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Júlio (à dir.)

Candidatos a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) mais trocaram críticas que apresentaram propostas no penúltimo debate na TV realizado nesta quinta-feira (27), três dias antes da votação em segundo turno.

Diretor da Secretaria de Administração do Recife durante a gestão de João Paulo na capital pernambucana, Geraldo Julio foi chamado diversas vezes de "ingrato".

"Você é um ingrato, que participou do nosso governo, teve cargos comissionados, participou inclusive da secretaria", disse João Paulo no debate da TV Jornal, afiliada do SBT no Recife.

Já Geraldo Julio, destacou a todo momento o partido de João Paulo, referindo-se a ele como "o candidato do PT", além de afirmar que o petista governou a capital por 12 anos. João Paulo foi prefeito por dois mandatos, mas ajudou a eleger João da Costa (PT), que deixou a prefeitura com baixos níveis de avaliação. Eles romperam logo no início da gestão de Costa, episódio nunca esclarecido.

"É importante dizer que o candidato do PT, que governou a cidade por 12 anos, ele fica me chamando de ingrato. Quero, mais uma vez, esclarecer que eu não governei com ele. Ele governou com João da Costa. Foi João Paulo e João da Costa que governaram a cidade por 12 anos e deixaram o Recife como você sabe que o Recife ficou", afirmou Geraldo Julio.

Apesar de não ostentar, como em campanhas anteriores, a sigla do PT ou a estrela símbolo do partido, João Paulo negou que esteja ocultando a legenda. "Não temos escondido, de forma nenhuma, o PT, um partido de muita luta", afirmou o ex-prefeito.

O clima tensão entre os dois se estendeu pelas mais de duas horas de debate, apesar de não ter havido nenhum pedido de direito de resposta.

"Briga e arenga é o PT e o PT é o seu partido", disse Geraldo Julio.

"Você quer esconder que vocês participaram do nosso governo, que nós apoiamos o governo de Eduardo Campos. Você sabe que Eduardo Campos conseguiu recuperar-se na política porque foi ministro do presidente Lula e os grandes investimentos que o presidente Lula fez em todas as áreas", disse João Paulo, mencionando o ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente de avião em 2014, quando disputava a Presidência da República.

Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira (25) aponta que Geraldo Julio tem 59% das intenções de votos válidos contra 41% de João Paulo Lima (PT). O resultado é praticamente igual ao da pesquisa anterior, de 11 de outubro, que apontava Geraldo com 58% contra 42% de João Paulo.

Considerando os votos gerais, incluindo brancos, nulos e indecisos, o prefeito subiu de 47% para 50% das intenções de voto. O petista manteve 34%.

Geraldo Julio e João Paulo voltam a se enfrentar na noite desta sexta-feira (28) no debate realizado pela TV Globo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade